DEFICIÊNCIA E CLASSE SOCIAL
UMA ABORDAGEM INTERSECCIONAL EM DIÁLOGO COM O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38577Resumo
O artigo apresenta uma abordagem interseccional entre deficiência e classe social em diálogo com o pensamento de Paulo Freire. Neste momento sombrio que o país atravessa, com reflexos no campo da educação e dos direitos humanos, trazer Paulo Freire à cena, representa um outro olhar sobre a inclusão e as pessoas com deficiência. A argumentação presente no texto se referenciou nas obras: Educação e Mudança; Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa; Pedagogia do oprimido e Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. A metodologia baseou-se no estudo e na leitura, na íntegra, das obras citadas e na construção de relações entre os princípios pedagógicos presentes nas obras de Freire e os pressupostos que norteiam a inclusão educacional de pessoas com deficiência, recortada pelo marcador socioeconômico. Nossa premissa é que a inclusão exige a construção de outro paradigma pedagógico, em que o anticapacitismo, o respeito, a aceitação e o reconhecimento da diversidade são princípios pedagógicos inegociáveis.
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