A CORPOREIDADE NEGRA E O CONTEXTO ESCOLAR

ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o estado da arte da produção acadêmica que tematiza a corporeidade negra em diálogo com o contexto escolar, mediante revisão sistemática da literatura. O conjunto documental analisado consistiu em 22 publicações (artigos, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalho publicado em anais de evento e trabalho de conclusão de curso de graduação), compreendendo o período de 2002 a 2020. As análises permitem constatar que a temática da corporeidade negra tem apresentado crescimento nas pesquisas, com ênfase para as pesquisas de mestrado. Os estudos apontam a ausência de formação docente e da temática nos currículos da educação básica. Constata-se que para efetivar a valorização da corporeidade negra como contraponto à escola eurocêntrica, cabe o estabelecimento de diálogos entre escola, profissionais e estudantes, com o engajamento necessário para a promoção das questões étnico-raciais e do corpo negro nos currículos e ações pedagógicas antirracistas efetivas em busca de mudanças que superem as discriminações e valorize a corporeidade e a cultura negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitoria Fernandes Attilio, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduanda no Curso de Pedagogia, da Faculdade de Ciências, da UNESP Bauru. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.

Denise Aparecida Corrêa, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pós-doutora em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Mestre e Doutora em História (PUC/SP). Sócia-fundadora e atual Presidente da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Sócia-fundadora e Pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL). Professora do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Bauru).

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP - Universidade Estadual Paulista - campus Bauru. Pós-doutora pela Faculdade de Educação da USP e pela Faculdade de Ciências, UNESP Bauru. Doutora e Mestra em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro. Licenciada plena em Educação Física pela UNESP Bauru. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física, CNPq.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Attilio, V. F., Corrêa, D. A., & Rossi, F. (2022). A CORPOREIDADE NEGRA E O CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA. Educação Em Foco, 27(1), 27044. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/37811

Edição

Seção

Artigos