O DIRETOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-LEGISLATIVA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37725Resumo
O artigo analisa a trajetória histórica da função de diretor frente às Instituições Federais de Educação Profissional, desde a sua criação em 1909 como Escolas de Aprendizes e Artífices. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia surgiram em 2008, a partir de uma trajetória histórica que remonta às Escolas de Aprendizes e Artífices. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que utilizou do método exploratório para retomar a historicidade da função do diretor e atos legislativos dos diferentes governos. Contou com o suporte teórico de diversos autores — entre eles: Cunha (2005a; 2005b; 2014), Marangoni (2017; 2020), Paro (2012; 2015), Ramos (2014) e Souza (2010; 2012; 2017) — para examinar o contexto macro das políticas e o seu rebatimento na educação profissional e na atuação do diretor. Foram analisados alguns documentos oficiais que evidenciaram o que se esperava do diretor. A partir do tensionamento entre os aportes teóricos e legais, concluímos que o delineamento das políticas para a Educação Profissional e Tecnológica seguiu (e vem seguindo) os interesses políticos e de mercado influenciando a rede de ensino federal e refletindo nas legislações que tratam das atribuições do diretor.
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