O DIRETOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-LEGISLATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37725

Resumo

O artigo analisa a trajetória histórica da função de diretor frente às Instituições Federais de Educação Profissional, desde a sua criação em 1909 como Escolas de Aprendizes e Artífices. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia surgiram em 2008, a partir de uma trajetória histórica que remonta às Escolas de Aprendizes e Artífices. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que utilizou do método exploratório para retomar a historicidade da função do diretor e atos legislativos dos diferentes governos. Contou com o suporte teórico de diversos autores — entre eles: Cunha (2005a; 2005b; 2014), Marangoni (2017; 2020), Paro (2012; 2015), Ramos (2014) e Souza (2010; 2012; 2017) — para examinar o contexto macro das políticas e o seu rebatimento na educação profissional e na atuação do diretor. Foram analisados alguns documentos oficiais que evidenciaram o que se esperava do diretor. A partir do tensionamento entre os aportes teóricos e legais, concluímos que o delineamento das políticas para a Educação Profissional e Tecnológica seguiu (e vem seguindo) os interesses políticos e de mercado influenciando a rede de ensino federal e refletindo nas legislações que tratam das atribuições do diretor.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina dos Santos, Universidade Cidade de São Paulo

Mestranda em Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) , Especialista em Administração Escolar pela Faculdade São Luís e Tecnóloga em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. (IFSP). Atuou como Diretora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Atuei como Instrutora no curso de Gestão de Competência pela ENAP, multiplicadora em Gestão de Pessoas pelo Ministério do Planejamento e Tutoria Virtual no Programa E-Tec Brasil. Tem estudado principalmente os temas: Políticas em Gestão de Pessoas no Serviço Público Federal, Gestão Escolar, Gestão por Competências, Liderança em Instituições Federais de Ensino e Políticas Educacionais. Possui experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas. 

Ricardo Alexandre Marangoni, Universidade Cidade de São Paulo

Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Estágio de Pesquisa em Política e Gestão Educacional pela Universidade de Talca (UTalca/Chile), Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Especialista em Formação Continuada de Diretores pela Universidade de São Paulo (USP), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), Mestre, Bacharel e Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE), ambos da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC/SP) e Pesquisador Associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação da Fundação Carlos Chagas (CIERS-ed/FCC).

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

Cristina dos Santos, E., & Marangoni, R. A. (2023). O DIRETOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-LEGISLATIVA. Educação Em Foco, 27(1), 27058. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.37725

Edição

Seção

Artigos