METODOLOGIA MONTESSORIANA E BILINGUISMO

APROXIMAÇÕES PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36583

Resumo

Este artigo busca explorar se a metodologia fundamentada pela pedagoga, pesquisadora e médica Maria Montessori representaria uma possibilidade de intervenção para favorecer o aprendizado de uma segunda língua em crianças, seja esta aquisição precoce ou não. Esta pesquisa se desenvolve por meio de recenseamento bibliográfico, incluindo obras de Maria Montessori, e os resultados estão divididos em três seções. Na primeira seção, faz-se uma introdução à metodologia pedagógica apresentada, pontuando conceitos importantes para entender o pensamento proposto pela teoria montessoriana, como a apresentação dos materiais, a disposição das salas, o contato e relação entre aluno e ambiente, a ideia de mente absorvente e, consequentemente, os períodos sensíveis da criança (incluindo a linguagem, tópico central nesta pesquisa). A segunda seção traz uma breve relação entre as vantagens e diferenças neurológicas em cérebros de crianças bilíngues e enfatiza pontos importantes entre elas e indivíduos monolíngues, como o controle inibitório e a atenção. Por fim, na terceira seção explora-se a hipótese de como a metodologia de Maria Montessori pode auxiliar em contextos de bilinguismo, levando em consideração seus conceitos e procedimentos. Procura-se estabelecer relações entre o professor, o material, seus alunos bilíngues e monolíngues e o ambiente da sala de aula montessoriano, criando assim ligações que possam interpretar a metodologia como um instrumento facilitador ao aprendizado de uma segunda língua. As conclusões elaboradas assinalam a escassez de estudos, sobretudo na academia brasileira, que se dedicam a investigar os profícuos vínculos vislumbrados entre a teoria de Maria Montessori e as práticas de aprendizagem bilíngues. Esse cenário, praticamente inexplorado, demanda futuros estudos para que as concepções teóricas possam ser transpostas às atividades de aprendizagem infantis.

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Biografia do Autor

Rogério Lobo Sáber, Universidade do Vale do Sapucaí

Pós-doutorando em Estudos Literários (UFMG) e pós-doutorando em Filosofia (Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte, FAJE). Doutor em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista CAPES do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), vinculado à Southeast Missouri State University (SEMO, EUA) e ao Center for Faulkner Studies (CFS), tendo sido o primeiro brasileiro a pertencer ao quadro de visiting scholars da instituição. Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciado em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade do Vale do Sapucaí, título obtido com a mais alta distinção (summa cum laude). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Aperfeiçoou-se em História da Filosofia Antiga pela Faculdade Católica de Pouso Alegre. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí, instituição onde também atua como professor de cursos de graduação, orientador de projetos (iniciação científica e TCC) e membro da Comissão Interna de Seleção de Pesquisa (CIS). Possui experiência em ensino a distância, representação docente em conselhos universitários e órgãos colegiados, e coordenação de núcleos, cursos de graduação e pós-graduação. Pesquisador integrante da Société Internationale dÉtudes Greeniennes (SIEG, França), dedicada ao estudo da obra de Julien Green. Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic). Líder do grupo de pesquisa: (1) Estudos Interdisciplinares e Comparatistas em Arte e Educação - EICAE (Univás). Membro dos grupos de pesquisa: (1) Crimes, Pecados e Monstruosidades - O Mal na Literatura (UFMG) e (2) Estudos do Gótico (UERJ). Acadêmico eleito e efetivo da Academia Pouso-Alegrense de Letras (APL) - Cadeira no. 6 - Patrono: Prof. Mário Casasanta. Tem atuado como parecerista ad hoc de periódicos científicos das áreas de Letras e Educação, e é integrante do corpo de pareceristas da revista Studies in Gothic Fiction, publicada pela Cardiff University Press. Avaliador de obras didáticas e literárias (Língua Inglesa) vinculado ao SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle) do Ministério da Educação. Principais linhas de pesquisa/interesse: Teoria e Crítica Literária; Literatura Comparada; Estudos Culturais; Literaturas de Expressão Inglesa e Francesa; Literatura, Arte e Interdisciplinaridade; Southern Cultural Studies; William Faulkner; Julien Green.

Anita Borges Silveira, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).

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Publicado

2022-08-25

Como Citar

Sáber, R. L., & Silveira, A. B. (2022). METODOLOGIA MONTESSORIANA E BILINGUISMO: APROXIMAÇÕES PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA. Educação Em Foco, 27(1), 27033. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36583

Edição

Seção

Artigos