O POTENCIAL EDUCATIVO DOS AFETOS

RELAÇÃO ENTRE A CIDADE E SEUS MORADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36541

Resumo

Este estudo busca conhecer os afetos produzidos pela cidade de Picos-PI nos seus moradores, analisando a relação entre esses afetos e a construção da cidadania, condição indispensável em uma cidade educadora. Seu embasamento teórico busca discutir conceitos da Psicologia Ambiental relacionados ao comportamento dos indivíduos no contexto ambiental no qual estão inseridos. A pesquisa apresenta cunho qualitativo, pela construção de Mapas Afetivos e, cunho quantitativo pela aplicação de uma escala tipo Likert, ambos visando à apreensão e interpretação dos afetos associados à cidade. Os resultados demonstraram pontos positivos e negativos, com ênfase na categoria de pertencimento. O pertencimento indica valor afetivo e emocional para os seus moradores e representa a sensação de estar em uma cidade acolhedora. Estabelece vínculos afetivos e de identificação com o lugar. Busca-se alertar gestores públicos e a população para a necessidade de ações educativas, em prol da transformação de Picos-PI em uma cidade educadora para a melhoria da coletividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Moura Martins, Universidade Federal do Piauí

Graduada pela Universidade Federal do Piauí no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Participou de Programas como PIBID e Residência Pedagógica. Docente na rede municipal de ensino.

Ada Raquel Teixeira Mourão, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Psicologia Ambiental pela Universidade de Barcelona (2014), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003) e Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1989) . Professora Adjunta III da Universidade Federal do Piauí - UFPI na área de Metodologia Científica e Educação Ambiental. 

Luiz Gonzaga Lapa Junior, Universidade de Brasília

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Matemática. Participante de grupos de pesquisa na UnB na área da Educação Ambiental e na Universidade Estadual Paulista (UNESP) na área da Psicologia Social e Educacional. Experiência em educação de ensino básico e superior no Distrito Federal.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Martins, F. M., Mourão, A. R. T., & Lapa Junior, L. G. (2022). O POTENCIAL EDUCATIVO DOS AFETOS: RELAÇÃO ENTRE A CIDADE E SEUS MORADORES . Educação Em Foco, 27(1), 27021. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36541

Edição

Seção

Artigos