O POTENCIAL EDUCATIVO DOS AFETOS
RELAÇÃO ENTRE A CIDADE E SEUS MORADORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36541Resumen
Este estudo busca conhecer os afetos produzidos pela cidade de Picos-PI nos seus moradores, analisando a relação entre esses afetos e a construção da cidadania, condição indispensável em uma cidade educadora. Seu embasamento teórico busca discutir conceitos da Psicologia Ambiental relacionados ao comportamento dos indivíduos no contexto ambiental no qual estão inseridos. A pesquisa apresenta cunho qualitativo, pela construção de Mapas Afetivos e, cunho quantitativo pela aplicação de uma escala tipo Likert, ambos visando à apreensão e interpretação dos afetos associados à cidade. Os resultados demonstraram pontos positivos e negativos, com ênfase na categoria de pertencimento. O pertencimento indica valor afetivo e emocional para os seus moradores e representa a sensação de estar em uma cidade acolhedora. Estabelece vínculos afetivos e de identificação com o lugar. Busca-se alertar gestores públicos e a população para a necessidade de ações educativas, em prol da transformação de Picos-PI em uma cidade educadora para a melhoria da coletividade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.