EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA SALA DE LEITURA

MEDIAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

Resumo

Quais práticas de leitura do texto literário compõem o processo de escolarização da literatura numa biblioteca escolar? Como o texto literário é abordado pela professora? Essas e outras perguntas são discutidas neste texto com base numa pesquisa de cunho etnográfico realizada numa sala de leitura de escola pública. Os dados compõem-se, principalmente, de observação de aulas, entrevista com a professora e análise do caderno de controle de empréstimos de livros. As análises baseiam-se nos conceitos de educação literária, escolarização, mediação e letramento literário além da noção de literatura elaborada por Antônio Candido. Os resultados indicam que a mediação da professora preservou a linguagem literária, escolarizando-a de forma adequada e envolvendo os alunos numa relação dialógica com o livro de literatura.

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Biografia do Autor

Magda Dezotti, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UFPE; PROFESSORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - CARANGOLA

 

ANA CAROLINE DE ALMEIRA, Instituto Federal Tecnológico do Rio de Janeiro

DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA UFPE; PROFESSORA DO IFRJ - INSTITUTO FEDERAL TECNOLÓGICO DO RIO DE JANEIRO

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São Joao del Rei

Professora da Universidade Federal de São Joao del-rei; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educaçao da UFPE; Pós-doutorado pelo Kings`College no campo dos Novos Estudos sobre Letramento; Vice-Presidente da Associaçao Brasileira de Alfabetização

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Dezotti, M., DE ALMEIRA, A. C., & Alencar Nunes Macedo, M. do S. (2021). EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA SALA DE LEITURA: MEDIAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educação Em Foco, 26(1), e26059. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36426

Edição

Seção

Artigos