EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA SALA DE LEITURA
MEDIAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36426Resumen
Quais práticas de leitura do texto literário compõem o processo de escolarização da literatura numa biblioteca escolar? Como o texto literário é abordado pela professora? Essas e outras perguntas são discutidas neste texto com base numa pesquisa de cunho etnográfico realizada numa sala de leitura de escola pública. Os dados compõem-se, principalmente, de observação de aulas, entrevista com a professora e análise do caderno de controle de empréstimos de livros. As análises baseiam-se nos conceitos de educação literária, escolarização, mediação e letramento literário além da noção de literatura elaborada por Antônio Candido. Os resultados indicam que a mediação da professora preservou a linguagem literária, escolarizando-a de forma adequada e envolvendo os alunos numa relação dialógica com o livro de literatura.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.