DO GÊNERO CONTO AO GÊNERO PODCAST

UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36377

Resumo

Um dos princípios do trabalho com os gêneros pauta-se no fato desse desenvolver a autonomia do aluno no que tange ao domínio do funcionamento da linguagem em diversas situações de comunicação, uma vez que é a partir dos gêneros que as práticas sociais são desenvolvidas. Nesse sentido, a efetivação de ações didático-pedagógicas que explorem o trabalho com os gêneros discursivos pode contribuir positivamente para o aprimoramento da língua materna. Assim, é preciso efetivar as propostas de ensino sugeridas na BNCC, possibilitando ao aluno uma  participação significativa nas diversas práticas sociais nas quais está inserido em seu dia a dia. Portanto, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a aplicação de atividades com os processos de retextualização,  desenvolvidas com uma turma do Ensino Fundamental II, 9º ano, com os gêneros conto e podcast. Nesse sentido,  oportunizamos aos discentes compreender as semelhanças e diferenças entre as modalidades oral e escrita, ampliando sua competência leitora. Os resultados obtidos demonstram que o trabalho com os gêneros orais e escritos na escola possibilita ao aluno o desenvolvimento de habilidades multiletradas necessárias à compreensão dos textos que podem circular em suas práticas sociais cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidineia Ferreira da Silva Oliveira, Universidade Federal de Catalão

Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Estudos da linguagem-PPGEL, da Universidade Federal de Catalão-UFCAT.

Anair Valênia Martins Dias , Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-PPGEL, da Universidade Federal de Catalão-UFCAT.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Oliveira, L. F. da S., & Dias , A. V. M. (2021). DO GÊNERO CONTO AO GÊNERO PODCAST: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26073. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36377