DO GÊNERO CONTO AO GÊNERO PODCAST
UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36377Resumen
Um dos princípios do trabalho com os gêneros pauta-se no fato desse desenvolver a autonomia do aluno no que tange ao domínio do funcionamento da linguagem em diversas situações de comunicação, uma vez que é a partir dos gêneros que as práticas sociais são desenvolvidas. Nesse sentido, a efetivação de ações didático-pedagógicas que explorem o trabalho com os gêneros discursivos pode contribuir positivamente para o aprimoramento da língua materna. Assim, é preciso efetivar as propostas de ensino sugeridas na BNCC, possibilitando ao aluno uma participação significativa nas diversas práticas sociais nas quais está inserido em seu dia a dia. Portanto, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a aplicação de atividades com os processos de retextualização, desenvolvidas com uma turma do Ensino Fundamental II, 9º ano, com os gêneros conto e podcast. Nesse sentido, oportunizamos aos discentes compreender as semelhanças e diferenças entre as modalidades oral e escrita, ampliando sua competência leitora. Os resultados obtidos demonstram que o trabalho com os gêneros orais e escritos na escola possibilita ao aluno o desenvolvimento de habilidades multiletradas necessárias à compreensão dos textos que podem circular em suas práticas sociais cotidianas.
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