PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36331

Resumo

Este artigo analisa os dados obtidos em uma pesquisa realizada com professores formadores de cursos de licenciatura de uma universidade federal brasileira sobre suas concepções a respeito dos processos de ensino e aprendizagem e como se aproximam das teorias da aprendizagem. Para tanto, utiliza o conceito de representação proposto por Diniz-Pereira (2000) em pesquisa análoga. Para a categorização das declarações dos entrevistados sobre os processos de ensino e aprendizagem, parte do referencial proposto por Mizukami (1986) ao descrever as principais abordagens teóricas em voga no Brasil. As declarações dos entrevistados centram-se na noção da aprendizagem pela interação e da aprendizagem pelo exemplo ou modelo, tendo sido analisadas à luz da teoria construtivista de Jean Piaget, da teoria sócio-histórica de Lev Vigotsky, e da teoria social cognitiva de Albert Bandura. Os resultados indicam que as representações dos professores pesquisados sobre os processos de aprendizagem não se enquadram inteiramente nas teorias da aprendizagem, constituindo-se em concepções mistas.

 

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Biografia do Autor

Arthur da Silva Poziomyck, PUCRS

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, especialista em Direito Internacional, Mestre em Educação pela UFRGS, membro do GruPEV.

Alexandre Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Proprograma de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Coordenador do GruPev.

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Publicado

2022-03-22

Como Citar

Poziomyck, A. da S., & Guilherme, A. (2022). PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Educação Em Foco, 27(1), 27020. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36331

Edição

Seção

Artigos