PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36331Resumo
Este artigo analisa os dados obtidos em uma pesquisa realizada com professores formadores de cursos de licenciatura de uma universidade federal brasileira sobre suas concepções a respeito dos processos de ensino e aprendizagem e como se aproximam das teorias da aprendizagem. Para tanto, utiliza o conceito de representação proposto por Diniz-Pereira (2000) em pesquisa análoga. Para a categorização das declarações dos entrevistados sobre os processos de ensino e aprendizagem, parte do referencial proposto por Mizukami (1986) ao descrever as principais abordagens teóricas em voga no Brasil. As declarações dos entrevistados centram-se na noção da aprendizagem pela interação e da aprendizagem pelo exemplo ou modelo, tendo sido analisadas à luz da teoria construtivista de Jean Piaget, da teoria sócio-histórica de Lev Vigotsky, e da teoria social cognitiva de Albert Bandura. Os resultados indicam que as representações dos professores pesquisados sobre os processos de aprendizagem não se enquadram inteiramente nas teorias da aprendizagem, constituindo-se em concepções mistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.