PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES
PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA O BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36306Resumo
Este artigo objetiva analisar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), aprovado por meio do Decreto n. 9.665/19 e, mais especificamente, o Caderno Regulamento da Escola Cívico-Militar (ECIM), trazendo elementos que permitem contribuir na compreensão de como se configura esta política de governo, que pretende expandir a educação militar no Brasil, e quais os desdobramentos deste Decreto para o campo educacional brasileiro, sobretudo no que diz respeito à estrutura das ECIMs. A partir da análise pautada em documentos legais, apreendemos que o PECIM se fundamenta em um modelo de educação que, inspirado na disciplina militar, induz o desenvolvimento de processos formativos homogeneizantes, hierárquicos, excludentes e, necessariamente, alicerçados na meritocracia e na concepção de sujeito obediente. Este modelo de educação contrapõe-se, portanto, à perspectiva da formação integral assumida nos documentos legais e, também, pelos trabalhadores da educação comprometidos com a emancipação humana, com o desenvolvimento de uma pedagogia crítico-humanizada e uma sociedade mais justa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.