CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36253

Resumo

O objetivo deste trabalho é debater as contribuições da análise dos conflitos socioambientais como metodologia interdisciplinar de ensino para o trabalho com a Educação Ambiental no contexto escolar. Procura contextualizar os conflitos socioambientais como elemento relevante para a organização dos processos de ensino e aprendizagem em Educação Ambiental na escola. A metodologia da pesquisa tem como base a abordagem qualitativa, pautada na análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pesquisa teórica, com investigação bibliográfica e discussão acerca dos conceitos centrais expostos no corpus textual. Como aporte teórico destacam-se, em especial, os escritos de Acselrad (2005), Loureiro (2004) e Porto-Gonçalves (2018). Os argumentos apontam a análise dos conflitos socioambientais como uma relevante perspectiva metodológica para ampliar o contexto de desenvolvimento da Educação Ambiental na instituição escolar, a partir do planejamento de estratégias pedagógicas investigativas, numa ótica interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Müller Priebbernow, Universidade Federal de Pelotas

Professor da Rede Municipal de Ensino de Maçambará/Rio Grande do Sul/Brasil.

Caroline Terra de Oliveira , Universidade Federal de Pelotas

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2003) e Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2013). Especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2013). Na Educação Básica, foi professora de História no Ensino Médio e nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Integra o grupo de pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxis/UFPel). Temáticas de interesse: Educação e mundo do trabalho, Educação Ambiental, Educação Popular, Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Priebbernow, H. M., & Oliveira , C. T. de. (2022). CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO CONTEXTO ESCOLAR. Educação Em Foco, 27(1), 27008. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36253

Edição

Seção

Artigos