CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36253

Resumen

O objetivo deste trabalho é debater as contribuições da análise dos conflitos socioambientais como metodologia interdisciplinar de ensino para o trabalho com a Educação Ambiental no contexto escolar. Procura contextualizar os conflitos socioambientais como elemento relevante para a organização dos processos de ensino e aprendizagem em Educação Ambiental na escola. A metodologia da pesquisa tem como base a abordagem qualitativa, pautada na análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pesquisa teórica, com investigação bibliográfica e discussão acerca dos conceitos centrais expostos no corpus textual. Como aporte teórico destacam-se, em especial, os escritos de Acselrad (2005), Loureiro (2004) e Porto-Gonçalves (2018). Os argumentos apontam a análise dos conflitos socioambientais como uma relevante perspectiva metodológica para ampliar o contexto de desenvolvimento da Educação Ambiental na instituição escolar, a partir do planejamento de estratégias pedagógicas investigativas, numa ótica interdisciplinar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Müller Priebbernow, Universidade Federal de Pelotas

Professor da Rede Municipal de Ensino de Maçambará/Rio Grande do Sul/Brasil.

Caroline Terra de Oliveira , Universidade Federal de Pelotas

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2003) e Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2013). Especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2013). Na Educação Básica, foi professora de História no Ensino Médio e nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Integra o grupo de pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxis/UFPel). Temáticas de interesse: Educação e mundo do trabalho, Educação Ambiental, Educação Popular, Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Publicado

2022-03-15

Cómo citar

Priebbernow, H. M., & Oliveira , C. T. de. (2022). CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO CONTEXTO ESCOLAR. Educação Em Foco, 27(1), 27008. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36253