O APAGAMENTO DA LITERATURA NO NOVO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36216

Resumo

Este artigo trata do apagamento do componente curricular Literatura na reforma do Ensino Médio, abordando algumas análises e impactos sobre a continuidade dessa disciplina que desenvolve uma perspectiva crítica e humanizadora. Sob essa ótica, objetiva elencar três propostas para frear o seu apagamento: Literatura produzida nas comunidades; Literatura da rede; e Práticas mediadoras de leitura literária. A tematização se realiza a partir de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e são consideradas referências que versam sobre a reforma do Ensino Médio, além de textos que debatem pressupostos relevantes para a área. Constata-se que o componente curricular Literatura está, pouco a pouco, sendo apagado do Ensino Médio e isso fere a formação integral dos indivíduos, os quais necessitam do caráter humanizador e sensibilizador da Literatura para exercer a criticidade, a empatia e a compreensão dos sentidos da realidade na qual se envolvem. Considerando as três propostas de análise que atuam como um contraponto ao apagamento da Literatura no novo Ensino Médio sob uma perspectiva de valorização da arte para o desenvolvimento de indivíduos leitores e questionadores, o texto transita entre as concepções teóricas e o esforço de análise crítica sobre a proposta do novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Marieli Paula Folharim Theisen, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Educação na Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões e bolsista CAPES Modalidade II do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade. Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela mesma instituição. 

Grazilaine Marques de Oliveira Tonin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Educação na Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões. Pós-Graduada em Literatura e Cultura e graduada em Letras/Espanhol pela mesma instituição. 

Claudionei Vicente Cassol, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Pós-Doutorado em Educação nas Ciências (Unijuí - 2020), Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí - 2018); Mestre em Educação (Unisinos, 2006); Licenciado em Filosofia, História Psicologia da Educação (FAFIMC - 1989). Professor no CE Dr Dorvalino Luciano de Souza (Cerro Grande-RS) e na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Campus de Frederico Westphalen - RS), Cursos de Graduação e no PPGEDU. Pesquisa questões de Política republicana e Políticas de Estado; Filosofia social; Escola pública; Pluralidade, identidade e ambivalência/plurivalência; Filosofias do indivíduo; Dialéticas e hermenêuticas da solidariedade; Problemas bioéticos e Filosofia da Educação. Coordena o Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia) - URI-FW. Coordena, em parceria com Claudir Miguel Zuchi, Sapientia Vitae, série de publicações com discussões filosóficas da Editora da URI-FW.

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Theisen, M. P. F. ., Tonin, G. M. de O., & Cassol, C. V. (2022). O APAGAMENTO DA LITERATURA NO NOVO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Educação Em Foco, 27(1), 27006. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36216

Edição

Seção

Artigos