LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO UNIVERSO ESCRITO

Autores

Resumo

Este artigo apresenta dados produzidos em uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo compreender as práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande – RS, em 2020. Por meio de uma pesquisa documental, foram analisadas as publicações da escola em seu perfil do Facebook, onde foi possível acompanhar os esforços das professoras e da equipe pedagógica em manter o vínculo e promover atividades significativas para as crianças durante o ensino remoto. Foi possível perceber ainda, que a contação e a leitura de histórias para e pelas crianças é uma prática frequente nas atividades registradas pela escola. As práticas observadas indicam de que a leitura e a escrita estão presentes desde a Educação Infantil, sem que haja um ensino mecanicista. A linguagem escrita se fez presente em um contexto de interações, brincadeira e encantamento, ou seja, em um contexto de letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina dos Santos Espíndola, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG vinculada à linha de Formação de Professores e Práticas Educativas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e no Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI, é pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG e no Grupo de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/UFPEL.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Espíndola, C. dos S., & Nogueira, G. M. (2022). LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO UNIVERSO ESCRITO. Educação Em Foco, 27(1), 27019. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36108

Edição

Seção

Artigos