LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AS HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO UNIVERSO ESCRITO
Resumo
Este artigo apresenta dados produzidos em uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo compreender as práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande – RS, em 2020. Por meio de uma pesquisa documental, foram analisadas as publicações da escola em seu perfil do Facebook, onde foi possível acompanhar os esforços das professoras e da equipe pedagógica em manter o vínculo e promover atividades significativas para as crianças durante o ensino remoto. Foi possível perceber ainda, que a contação e a leitura de histórias para e pelas crianças é uma prática frequente nas atividades registradas pela escola. As práticas observadas indicam de que a leitura e a escrita estão presentes desde a Educação Infantil, sem que haja um ensino mecanicista. A linguagem escrita se fez presente em um contexto de interações, brincadeira e encantamento, ou seja, em um contexto de letramento.
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