LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO UNIVERSO ESCRITO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36108

Resumen

Este artigo apresenta dados produzidos em uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo compreender as práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande – RS, em 2020. Por meio de uma pesquisa documental, foram analisadas as publicações da escola em seu perfil do Facebook, onde foi possível acompanhar os esforços das professoras e da equipe pedagógica em manter o vínculo e promover atividades significativas para as crianças durante o ensino remoto. Foi possível perceber ainda, que a contação e a leitura de histórias para e pelas crianças é uma prática frequente nas atividades registradas pela escola. As práticas observadas indicam de que a leitura e a escrita estão presentes desde a Educação Infantil, sem que haja um ensino mecanicista. A linguagem escrita se fez presente em um contexto de interações, brincadeira e encantamento, ou seja, em um contexto de letramento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina dos Santos Espíndola, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG vinculada à linha de Formação de Professores e Práticas Educativas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e no Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI, é pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG e no Grupo de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/UFPEL.

Publicado

2022-03-15

Cómo citar

Espíndola, C. dos S., & Nogueira, G. M. (2022). LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO UNIVERSO ESCRITO. Educação Em Foco, 27(1), 27019. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36108