EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35786Resumo
A pandemia da Síndrome Respiratória Aguda (SARS-CoV-2) trouxe profundas alterações nos processos educativos em todo o mundo, com a adoção de sistemas híbridos de aprendizagem e de ferramentas de ensino remoto por cursos presenciais tradicionais. Neste artigo, apresentamos uma série de reflexões sobre a educação a distância e o ensino remoto em tempos de pandemia, demonstrando a contribuição de iniciativas extensionistas para o ensino e a divulgação científica a partir do relato de experiência do Canal Descomplicado (YouTube). Inicialmente apresentamos uma discussão conceitual, sobre a educação a distância e o ensino remoto numa perspectiva histórica, focada nas mudanças no papel do professor e nos ambientes de ensino e aprendizagem estimuladas pelo avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e pelo novo contexto epidemiológico das sociedades. A seguir, demonstramos como as TDICs, amplamente utilizadas na educação a distância e em iniciativas de ensino remoto, vêm proporcionando novas oportunidades e desafios para a divulgação científica no Brasil. Por fim, refletimos sobre o processo de implementação do projeto Canal Descomplicado, assim como suas principais contribuições para o ensino a divulgação científica em tempos de pandemia.
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