EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PANDEMIA

Autores

  • Douglas Sathler Universidade Federal dos Vales do Jequetinhonha e Mucuri
  • Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Michael J. Passow Columbia University, Nova York, Estados Unidos da América

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35786

Resumo

A pandemia da Síndrome Respiratória Aguda (SARS-CoV-2) trouxe profundas alterações nos processos educativos em todo o mundo, com a adoção de sistemas híbridos de aprendizagem e de ferramentas de ensino remoto por cursos presenciais tradicionais. Neste artigo, apresentamos uma série de reflexões sobre a educação a distância e o ensino remoto em tempos de pandemia, demonstrando a contribuição de iniciativas extensionistas para o ensino e a divulgação científica a partir do relato de experiência do Canal Descomplicado (YouTube). Inicialmente apresentamos uma discussão conceitual, sobre a educação a distância e o ensino remoto numa perspectiva histórica, focada nas mudanças no papel do professor e nos ambientes de ensino e aprendizagem estimuladas pelo avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e pelo novo contexto epidemiológico das sociedades. A seguir, demonstramos como as TDICs, amplamente utilizadas na educação a distância e em iniciativas de ensino remoto, vêm proporcionando novas oportunidades e desafios para a divulgação científica no Brasil. Por fim, refletimos sobre o processo de implementação do projeto Canal Descomplicado, assim como suas principais contribuições para o ensino a divulgação científica em tempos de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Sathler, Universidade Federal dos Vales do Jequetinhonha e Mucuri

Professor Associado II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Guilherme Fortes Drummond Chicarino Varajão, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor Adjunto IV da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Michael J. Passow, Columbia University, Nova York, Estados Unidos da América

Adjunct Associate Research Scientist, Marine/Large Programs, Lamont-Doherty Earth Observatory (LDEO), The Earth Institute

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Sathler, D., Varajão, G. F. D. C. ., & Passow, M. J. (2022). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO REMOTO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PANDEMIA. Educação Em Foco, 27(1), 27002. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35786

Edição

Seção

Artigos