Inclusão em Educação no nível da gestão municipal: uma análise omnilética
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.32921Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com uma equipe gestora do município do Rio de Janeiro cujo objetivo foi investigar o processo de autorrevisão de culturas, políticas e práticas de inclusão e de gestão em educação, por meio do desenvolvimento do Index para Inclusão. A pesquisa foi baseada na perspectiva omnilética de análise e a metodologia adotada foi qualitativa do tipo pesquisa-ação. Para a coleta utilizamos entrevistas semi abertas com os gestores, gravações em áudio e em vídeo dos encontros e questionários aplicados aos coordenadores das escolas municipais. Além de discutirmos alguns dos temas em inclusão em educação mais priorizados pelos participantes durante os encontros, problematizamos ocorrências durante a pesquisa, vinculadas a mudanças da equipe gestora com relação às suas funções, relações interpessoais e acompanhamento das escolas desde um olhar para as questões relacionadas à inclusão em educação ao trabalho da própria gestão.
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