Inclusión educativa en la gestión municipal: una analysis omnilectica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.32921

Resumen

Este artículo presenta una encuesta realizada por un equipo directivo de la ciudad de Río de Janeiro cuyo objetivo fue investigar el proceso de autoevaluación de culturas, políticas y prácticas de inclusión y gestión en educación, a través de la elaboración del Índice de Inclusión. La investigación se basó en una perspectiva de análisis omnilético y en una metodología adoptada para el tipo investigación-acción cualitativa. Para la cola, utilizamos entrevistas semiabiertas como encargados, grabaciones de audio y video de dos reuniones y cuestionarios aplicados a los coordinadores de escuelas municipales. Además de discutir unos dos temas en la inclusión de la educación, los peluqueros más priorizados durante el encuentro, problematizamos o relacionamos temas durante la investigación, relacionados con cambios en el equipo directivo con sus funciones, relaciones interpersonales y seguimiento de las escuelas desde una mirada Temas relacionados Inclusión de la educación en el trabajo propio de la dirección.

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Biografía del autor/a

Mônica Pereira dos Santos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Tem atuado como parecerista ad hoc em várias agências financiadoras de pesquisa, além de ser membro efetivo de importantes Associações nacionais e internacionais, como por exemplo, a Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC), e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Entre 2011 e 2017 coordenou o Observatório Estadual de Educação Especial (OEERJ), diretamente vinculado ao Observatório Nacional (ONEESP). Em 2015 fundou e, desde então, coordena o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), que congrega mais de 25 Universidades, brasileiras e estrangeiras. Coordena o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ e presidiu a Comissão Executiva do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (2015-2017). Foi Diretora de Acessibilidade da UFRJ entre 2018 e 2019. É autora de livros e artigos sobre inclusão em Educação e membro de Conselhos Editoriais e Científicos de Periódicos brasileiros e internacionais. Atua nas áreas de Educação e Psicologia. Fundadora e coordenadora do LaPEADE Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação. Orienta monografias de graduação, de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Manoella Senna, Associação Educacional Garriga de Menezes

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), na linha de Inclusão, Ética e Interculturalidade. Mestra em Educação pelo PPGE/UFRJ, na linha Inclusão, Ética e Interculturalidade, com Bolsa CAPES (2015 - 2017). Possui MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação - LaPEADE/UFRJ. Orientadora Educacional da Associação Educacional Garriga de Menezes

Publicado

2020-12-21

Cómo citar

Santos, M. P. dos S., & Senna, M. . (2020). Inclusión educativa en la gestión municipal: una analysis omnilectica. Educação Em Foco, 25(3). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.32921

Número

Sección

Artigos