PEDAGOGIA HOSPITALAR: novos horizontes para o pedagogo.
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462017019740Palavras-chave:
Pedagogia Hospitalar. Classes hospitalares. Brinquedoteca. Pedagogo.Resumo
O processo de internação hospitalar é algo inesperado para todos nós e para crianças e adolescente pode se tornar traumático, na medida que interrompe rotinas e atividades que proporcionam seu desenvolvimento diário. O afastamento da família e dos amigos pode despertar sentimentos dolorosos e até dificultar o processo de tratamento/cura. Ao interromper sua convivência na escola, seu desempenho escolar pode ser afetado também, comprometendo seu aprendizado e socialização. Diante disso, surge a preocupação do que pode ser feito no ambiente hospitalar para que esse período na vida deles seja o menos traumático possível. A pedagogia hospitalar pode contribuir para que direitos básicos, como a educação sejam respeitados, preservados e tenham sua continuidade. Mas para que isso aconteça, é preciso ampliar as discussões a respeito da pedagogia hospitalar, classe hospitalar e do profissional que a representa: o pedagogo.
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