PEDAGOGIA HOSPITALAR: novos horizontes para o pedagogo.

Autores/as

  • Danielle Silva Pinheiro Wellichan Faculdade Anhanguera de Bauru
  • Cássia Aparecida Magna Oliveira Faculdade Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462017019740

Palabras clave:

Pedagogia Hospitalar. Classes hospitalares. Brinquedoteca. Pedagogo.

Resumen

O processo de internação hospitalar é algo inesperado para todos nós e para crianças e adolescente pode se tornar traumático, na medida que interrompe rotinas e atividades que proporcionam seu desenvolvimento diário. O afastamento da família e dos amigos pode despertar sentimentos dolorosos e até dificultar o processo de tratamento/cura. Ao interromper sua convivência na escola, seu desempenho escolar pode ser afetado também, comprometendo seu aprendizado e socialização. Diante disso, surge a preocupação do que pode ser feito no ambiente hospitalar para que esse período na vida deles seja o menos traumático possível. A pedagogia hospitalar pode contribuir para que direitos básicos, como a educação sejam respeitados, preservados e tenham sua continuidade. Mas para que isso aconteça, é preciso ampliar as discussões a respeito da pedagogia hospitalar, classe hospitalar e do profissional que a representa: o pedagogo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle Silva Pinheiro Wellichan, Faculdade Anhanguera de Bauru

Educação - Faculdade Anhanguera de Bauru

Cássia Aparecida Magna Oliveira, Faculdade Anhanguera

Educação

Publicado

2017-12-28

Cómo citar

Wellichan, D. S. P., & Oliveira, C. A. M. (2017). PEDAGOGIA HOSPITALAR: novos horizontes para o pedagogo. Educação Em Foco, 146–173. https://doi.org/10.22195/2447-52462017019740

Número

Sección

Artigos