PEDAGOGIA HOSPITALAR: novos horizontes para o pedagogo.
DOI:
https://doi.org/10.22195/2447-52462017019740Keywords:
Pedagogia Hospitalar. Classes hospitalares. Brinquedoteca. Pedagogo.Abstract
O processo de internação hospitalar é algo inesperado para todos nós e para crianças e adolescente pode se tornar traumático, na medida que interrompe rotinas e atividades que proporcionam seu desenvolvimento diário. O afastamento da família e dos amigos pode despertar sentimentos dolorosos e até dificultar o processo de tratamento/cura. Ao interromper sua convivência na escola, seu desempenho escolar pode ser afetado também, comprometendo seu aprendizado e socialização. Diante disso, surge a preocupação do que pode ser feito no ambiente hospitalar para que esse período na vida deles seja o menos traumático possível. A pedagogia hospitalar pode contribuir para que direitos básicos, como a educação sejam respeitados, preservados e tenham sua continuidade. Mas para que isso aconteça, é preciso ampliar as discussões a respeito da pedagogia hospitalar, classe hospitalar e do profissional que a representa: o pedagogo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.