LETRAMENTO DIGITAL EM VIDEOGAMES NARRATIVOS
ESPACIALIDADE E PROCEDIMENTALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49404Palavras-chave:
letramento digital, literatura, narrativas digitais, videogamesResumo
Este artigo objetiva investigar propriedades do letramento digital construído em torno de videogames narrativos, partindo da hipótese de que duas propriedades específicas, a espacialidade e a procedimentalidade, são essenciais para o desenvolvimento de uma compreensão acadêmica das narrativas digitais e das novas práticas de letramento criadas por aqueles que as produzem e as recepcionam. Entendemos o conceito de “letramento” a partir da evolução histórica proporcionada pelas contribuições de Street (2001), Soares (2002) e Lemke (2010), ao passo que nossa compreensão dos conceitos de “espacialidade” e “procedimentalidade”, tal qual se desenvolvem na área de game studies, se embasa nos escritos de Aarseth (2007), Jenkins (2004), Murray (2003), Bogost (2005, 2008) e Mateas (2005). De modo a argumentar a favor da centralidade ocupada pelos dois conceitos nas práticas de letramento relacionadas a narrativas digitais, analisamos o jogo Unpacking (Witch Beam, 2021), explicitando como seu desenvolvimento narrativo é configurado e interpretado a partir dessas duas propriedades. Foi possível concluir que os conceitos de espacialidade e procedimentalidade são capazes de explicar algumas das novas formas de significar textualmente eventos, transformações e a caracterização de personagens em videogames narrativos, e parecem ocupar uma posição central na articulação dos novos letramentos digitais.
Downloads
Referências
AARSETH, Espen. Allegories of space: the question of spatiality in computer games. In: BORRIES, Friedrich von; WALZ, Steffen P.; BÖTTGER, Matthias. (Eds.). Space time play: computer games, architecture and urbanism: the next level. Basiléia: Birkhäuser, 2007. p. 44-47
BAFTA. 2022 BAFTA Games Awards Winners. [s.l.], 2022. Disponível em: https://www.bafta.org/games/awards/2022-nominations-winners. Acesso em: 08 jul. 2025.
BOGOST, Ian. Procedural literacy: problem solving with programming, systems, & play. Telemedium, v. 52, n. 1-2, p. 32-36, 2005.
BOGOST, Ian. The rhetoric of video games. In: SALEN, Katie (Ed.). The ecology of games: connecting youth, games, and learning. Cambridge, MA: MIT, 2008. p. 117-140.
GDCA. 22nd Annual Game Developers Choice Awards. [s.l.], 2022. Disponível em: https://gamechoiceawards.com/archive/gdca_22nd. Acesso em: 08 jul. 2025.
GENETTE, Gérard. Figuras III. Tradução de Ana Alencar. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.
JENKINS, Henry. Game design as narrative architecture. Electronic book review, [s.l.]: [s.n.], jul. 2004. Disponível em: https://electronicbookreview.com/essay/game-design-as-narrative-architecture/. Acesso em: 08 jul. 2025.
LEMKE, Jay L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Tradução de Clara Dornelles. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, 2010.
LIMA NETO, Newton Vieira; CARVALHO, Alexandra Bittencourt de. Letramento digital: breve revisão bibliográfica do limiar entre conceitos e concepções de professoras e professores. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 15, p. 1-11, 2022.
MATEAS, Michael. Procedural literacy: educating the new media practitioner. On the Horizon, v. 13, n. 2, p. 101-111, 2005.
MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução de Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.
MURRAY, Janet. Inventing the medium: principles of interaction design as a cultural practice. Cambridge: The MIT Press, 2012.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes WMF, 2010. 3 v.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002.
STREET, Brian. Introduction. In: STREET, Brian (Ed.). Literacy and development: ethnographic perspectives. London: Routledge, 2001. p. 1-17.
WITCH BEAM. Unpacking. [s.l.]: Humble Games, 2021. Videogame.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Natalia Corbello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/









