O BELO, ALÉM DA BELEZA, E A RECEPÇÃO DO FEMININO GRECO-ROMANO NO CANCIONEIRO PARAIBANO DE CHICO CÉSAR E ZÉ RAMALHO

Autores

  • Edjane Henrique de Oliveira Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Michelle Bianca Santos Dantas Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2023.v16.41054

Palavras-chave:

Mitologia clássica, feminino, cancioneiro popular, Zé Ramalho, Chico César

Resumo

No que se refere ao estudo dos mitos, um aspecto que julgamos ser fundamental é o seu alcance universal, como aquele em que se vê o seu direcionamento às mais diversas formas de conhecimentos e culturas. Especialmente, nosso interesse é ainda maior quando essa presença se faz notória na cultura brasileira. Como sabemos, as narrativas míticas são reinterpretadas por diversos autores e artistas, conduzindo criações artísticas que expressam ideias e emoções de maneira poética e simbólica. Além disso, a mitologia oferece uma rica fonte de histórias adaptáveis, permitindo reflexões contemporâneas sobre valores históricos e representativos. E, diante dessa percepção interpretativa e intertextual, artistas como Zé Ramalho, Chico César e Chico Buarque, entre outros, fazem uso dessas histórias mitológicas em suas composições. Com isso, este artigo visa explorar a presença da mitologia nas canções populares, particularmente, nas que expressam uma ênfase nas figuras femininas míticas, como fundamentação de análise da recepção do feminino em sua abordagem, não só na Antiguidade, como nos tempos atuais, de modo que possamos contribuir para uma compreensão do feminino no mundo clássico sob uma perspectiva atemporal. Para tanto, dialogaremos com autores como Martha Robles (2019), Luciana Ferreira Mendonça (s/d), Marta Mega de Andrade (2003), Airan Borges dos Santos (2020), Verônica de Fátima Gomes Moura (2011), Pierre Bourdieu (1989) e Marcus Reis Pinheiro (2010). Com esse propósito, realizaremos a exposição de três tópicos: 1. Além da beleza, a essência do Belo e sua dimensão: contextualização sobre o feminino e o belo na Antiguidade; 2. Entre objetificações e sentidos genuínos: a recepção da mulher da Antiguidade greco-romana no cancioneiro popular de Zé Ramalho e Chico César; 3.  Análise da representação feminina greco-romana em “Mulher nova, bonita e carinhosa”, de Zé Ramalho. Ao longo dos tópicos propostos, abordaremos como cada um se correlaciona entre si, abarcando os métodos de estudo e análise para alcançar tal objetivo de pesquisa

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Biografia do Autor

Edjane Henrique de Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de graduação do curso de licenciatura em Letras – Português, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Mamanguape, Paraíba.
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-3546-1304.

Michelle Bianca Santos Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba – UFPB/PPGCR/PROFLETRAS; Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Departamento de Letras, Mamanguape, Paraíba.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1127-101X.

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Publicado

2023-09-14

Como Citar

OLIVEIRA SILVA, E. H. de .; DANTAS, M. B. S. O BELO, ALÉM DA BELEZA, E A RECEPÇÃO DO FEMININO GRECO-ROMANO NO CANCIONEIRO PARAIBANO DE CHICO CÉSAR E ZÉ RAMALHO. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 121–137, 2023. DOI: 10.34019/1983-8379.2023.v16.41054. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/41054. Acesso em: 9 maio. 2024.