A capoeira escrava: Uma possível leitura do ‘episódio da capoeira’ no romance Um Defeito de Cor
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2008.v1.39596Resumo
O presente trabalho discute como a capoeira surge no cenário colonial como mecanismo de resistência e resgate cultural, de modo a estabelecer relações entre os povos africanos que habitavam a cidade de São Salvador e a Corte, situada no Rio de Janeiro. O “episódio da capoeira” do romance Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, será analisado com base tanto na psicanálise quanto nos estudos da negritude, de modo a delimitar as facetas constituintes do “orgulho negro”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/