ASPECTOS DA DIÁSPORA AFRICANA EM TUMBU (2007), DE MARCONI LEAL: AS RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO NAS NARRATIVAS JUVENIS BRASILEIRAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2022.v15.39300

Resumo

Este texto expõe reflexões sobre a narrativa juvenil híbrida de história e ficção Tumbu (2007), de Marconi Leal, no que diz respeito às representações da diáspora africana no Brasil colonial. Esse relato ficcional apresenta uma trajetória da diáspora pelo olhar de uma criança escravizada. Assim, procuramos refletir sobre o potencial das escritas híbridas juvenis brasileiras como vias à descolonização ao longo do processo de formação leitora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristian Javier Lopez, Universidade Estadual do Maranhão

Pós-doutorando em Literatura, Memória e Cultura pela UEMA/MA. Doutor em Estudos Literários pela Universidade de Vigo/Espanha em regime de cotutela com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”.

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-doutor em Literatura Comparada e Tradução pela Universidade de Vigo/Espanha e Doutor em Literatura Comparada pela UNESP/Assis-SP. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste-Cascavel/PR. Líder do Grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”.

Raimundo Nonato Duarte Corrêa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (Profletras), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Cascavel-PR. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela FAEL. Especialista em Língua Portuguesa pela UEMA. Graduado em Letras Português/Inglês e Respectivas Literatura pela Universidade CEUMA. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. Professor da SEMED/MA e SEDUC/MA.

Downloads

Publicado

2023-04-13

Como Citar

LOPEZ, C. J.; FLECK, G. F.; DUARTE CORRÊA, R. N. ASPECTOS DA DIÁSPORA AFRICANA EM TUMBU (2007), DE MARCONI LEAL: AS RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO NAS NARRATIVAS JUVENIS BRASILEIRAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, 2023. DOI: 10.34019/1983-8379.2022.v15.39300. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/39300. Acesso em: 24 abr. 2024.