ASPECTOS DA DIÁSPORA AFRICANA EM TUMBU (2007), DE MARCONI LEAL: AS RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO NAS NARRATIVAS JUVENIS BRASILEIRAS HÍBRIDAS DE HISTÓRIA E FICÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2022.v15.39300Resumo
Este texto expõe reflexões sobre a narrativa juvenil híbrida de história e ficção Tumbu (2007), de Marconi Leal, no que diz respeito às representações da diáspora africana no Brasil colonial. Esse relato ficcional apresenta uma trajetória da diáspora pelo olhar de uma criança escravizada. Assim, procuramos refletir sobre o potencial das escritas híbridas juvenis brasileiras como vias à descolonização ao longo do processo de formação leitora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/