O GOLPE MILITAR DE 1964 NO BRASIL: ENTRE HISTÓRIA E METAFICÇÃO EM QUANDO ALEGRE PARTISTE, DE MOACIR JAPIASSU
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2021.v14.36345Resumo
O golpe civil-militar perpetrado no Brasil em 1964 causou desiquilíbrios na organização social do país. Suas consequências podem ser vistas até os dias de hoje, sobretudo no modo repressivo como a polícia militar age contra jovens nas periferias das grandes cidades, manifestantes que protestam contra ações governamentais. Assim sendo, pretendemos apresentar um olhar para o período em questão a partir do romance Quando Alegre Partiste, de Moacir Japiassu, que faz um relato bastante peculiar sobre parte do período ditatorial militar brasileiro. A proposta em tela será elaborada a partir das perspectivas teóricas da semiótica das paixões, além de breves considerações a respeito da Metaficção Historiográfica, segundo os postulados de Linda Hutcheon.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/