Anoiteceu e eu morri
Reinaldo Arenas e o testemunho da Aids
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2017.v9.28274Resumo
Este artigo objetiva analisar o modo pelo qual o escritor cubano Reinaldo Arenas (1943-1990) aborda, em seu testemunho Antes que anoiteça(2009 [1994]), a Aidsque atinge o homossexual. Deste modo, quer-se articular o testemunho como a narrativa do traumático, assim como vislumbrar as possibilidades teóricas de reflexão sobre a questão do “real” no texto da experiência-limite. Deve-se entender aqui a impossibilidade de a vítima dizer/compreender sua doença como parte da engrenagem de silenciamento promovida pelo algoz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/