As memórias e a H(h)istória do ano da morte de Ricardo Reis
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2018.v11.28067Resumo
Este trabalho busca identificar a construção da história e da memória de Portugal durante o governo de Salazar, a partir do romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), de José Saramago.Os períodos históricos constituídos pela repressão de um governo opressor com frequência fornecem material fértil para as artes; e não poderia ser diferente com a Literatura. A maioria das nações tem algo a contar com respeito ao assunto, sendo que a Literatura pode, então, auxiliar na construção dessa memória histórica e, porque não, discursiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/