Experiência turística, autenticidades e agência: do simulacro à desdiferenciação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10442386Palavras-chave:
Experiência Turística, Autenticidades, Desdiferenciação, Área Metropolitana de Lisboa /AML, LisboaResumo
O objectivo deste artigo é apresentar uma reflexão no contexto do desenvolvimento do projecto “Inovação e Futuro: contributos sobre o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa” (Lisboa-01-0145-Feder-023368), discutindo à luz dos resultados da investigação, as problemáticas da representação da cidade, da AML, do turismo e da agência dos múltiplos actores, onde as experiências turísticas nestes territórios são fortemente deficitárias em experiências turísticas plurais (Joaquim, 2015) e territorialmente desconcentradas e não integradas. A estratégia metodológica central assentou claramente nas metodologias intensivas onde técnicas como os focus group e as entrevistas em profundidade, tiveram como objetivo trabalhar as singularidades das comunidades, as suas memórias, as suas representações, os seus projetos, os seus desejos, essenciais para um turismo de desenvolvimento, de base identitária, cruzando as suas memórias, experiências e visões sobre o futuro. Os resultados apontam para representações muito contraditórias sobre a cidade, a AML e o turismo conforme as trajectórias pessoais e territoriais dos actores envolvidos. Predomina, no entanto, como traço comum, a ausência de agência no que ao turismo concerne, quer nos que o repudiam, extraordinariamente expressivo em Lisboa, quer nos que o perspectivam como um processo de desenvolvimento desejável nos seus concelhos. Este artigo centra-se nos primeiros.
Downloads
Referências
AAVV (2019). Tourfly Inovação e Futuro Contributos para o Desenho da Oferta Turística na AML, Estorill: ESHTE. (e-book disponível em www.tourfly.pt).
Altamirano, Mª Eugénia (2022). “Overcoming Urban Frontiers: Ordering Favela Tourism actor-networks”, Tourist Studies, 22, 2, pp.200-222.
Appadurai, Arjun (2004). Dimensões Culturais da Globalização, Lisboa: Teorema.
Appadurai, Arjun (1990). “Disjuncture and Difference in the Global Cultural Economy”. In: Featherstone, Mike (ed). Global Culture, Nationalism, Globalization and Modernity. London: Sage, pp. 295-310.
Bauman, Zigmund (2007). A Vida Fragmentada. Ensaios sobre a Moral Pós-Moderna. Lisboa: Relógio D´Água.
Beck, Ulrich (2016). The Metamorphosis of the World. UK: Polity Press.
Bourdieu, Pierre (1989). O Poder Simbólico. Lisboa: Difel.
Bourdieu, Pierre (1979). La Distinction critique sociale du jugement. Paris : Les Éditions de Minuit.
Braudillard, Jean (1981). A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições70.
Brown, Lorraine (2015). “Memorials to the Victims of Nazism: the impact on tourists in Berlin”, Journal of Tourism and Cultural Change, vol.13, nº3, pp.244-260.
Boorstin, Daniel (1964). The Image: A Guide to Pseudo-Events in America. New York, Harper.
Bruner, Edward (2005). Culture on Tour. Ethnographies of Travel. London: The University of Chicago Press, Ltd.
Bruner, Edward (1991). “Transformations of Self in Tourism”, Annals of Tourism Research, 18, UK, Pergamon, pp 238-250.
Campos, Ricardo e Ágata Sequeira (2020), “Urban Art Touristification: The case of Lisbon”, Tourist Studies, 20, 2, pp.182-202
Cohen, Erik (2004a). Contemporary Tourism. Diversity and Change. UK: Elsevier Ltd.
Cohen, Erik (1988). “Authenticity and Commoditization in Tourism”, Annals of Tourism Research, 15, UK, Pergamon, pp.371-386.
Cohen, Erik (1979). “A Phenomenology of Tourist Experiences”, Sociology, 13, Sage Publications, pp.179-201.
Crang, Mike (1996). “Magic Kingdom or a Quixotic Quest for Authenticity?”, Annals of Tourism Research, vol.23, 2, Pergamon, pp.415-431.
Dann, Graham M.S. (2003). “Noticing Notices Tourism to Order”, Annals of Tourism Research, vol 30, nº2, Pergamon, pp 465-484.
Dann, Graham M.S. (1999). “Writing Out The Tourist In Space And Time”, Annals of Tourism Research, vol 26, nº1, Pergamon, pp. 159-187.
Desforges, Luke, (2000). “Travelling The World Identity and Travel Biography”, Annals of Tourism Research, Pergamon, vol 27, 4, pp 926-945.
Dumazedier, Joffre (1974). Sociologie Empirique du Loisir. Paris : Seuil.
Galani-Moutafi, Vasiliki (2000). “The Self and The Other. Traveller, Ethnographer, Tourist”, Annals of Tourism Research vol 27, n1, Pergamon, pp 203-224.
Giddens, A. (1994). Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta Editora.
Giddens, Anthony (2000). Dualidade da Estrutura Agência e Estrutura. Oeiras: Celta Editora.
Gius, Chiara (2017). “Facing the pain of others: perspectives on international volunteer tourism between agency and spectatorship”, Current Issues in Tourism, vol.20, nº5, pp.1620-1632.
Joaquim, Graça (2015). Viajantes, Viagens e Turismo. Narrativas e Autenticidades. Lisboa: Mundos Sociais
Joaquim, Graça e Ezequiel Santos (2019). “Os Artistas o Turismo e as Cidades”. In: AAVV (2019). Tourfly Inovação e Futuro Contributos para o Desenho da Oferta Turística na AML. Estoril: ESHTE, pp. 57-75.
Joaquim, Graça, Ezequiel Santos e Miguel Belo (2019). “Dark Tourism Experiência Turística e Autenticidades Notas para o seu desenvolvimento na AML”. In: AAVV (2019). Tourfly Inovação e Futuro Contributos para o Desenho da Oferta Turística na AML. Estoril: ESHTE, pp. 97-119.
Krippendorf, Jost (1987). Sociologia do Turismo, Para uma nova compreensão do Lazer e das Viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Lahire, Bernard (2004). Retratos Sociológicos Disposições e Variações Individuais. São Paulo: Artmed Editora.
Lanfant, Marie-Françoise (1992). “ L´Identité en Jeu dans L´Echange Touristique International”, Sociologia Urbana e Rurale, 38, Milão, Ed. Franco Angeli, pp.171-176.
Lalilic Lidija e Christian Weismayer (2018). “Being passionate about the mobile while travelling” Current Issues in Tourism vol.21 nº8, pp.950-963.
Larsen, Jonas, Jonh Urry e Kay Axhausen (2007). “Networks and Tourism. Mobile Social Life”, Annals of Tourism Research, vol 34, 1, Pergamon, pp 244-262.
MacCannell, Dean (1976). The Tourist A New Theory of the Leisure Class. New York: Schocken Books.
MacCannell, Dean (1973). “Staged Authenticity: Arrangements of Social Space in Tourist Settings”, American Journal of Sociology, vol.79, 3, Chicago, University of Chicago, pp.589-603.
Milazzo, Liselle e Carla Almeida Santos (2022). “Fanship and imagination: the transformation of everyday spaces into Lieux DÍmagination”, Annals of Tourism Research, 94, 103399
Moltz, J. Germann (2008). “Global Abode: Home and Mobility in Narratives of Round-the-World Travel”, Space and Culture, 11, Sage, pp.325-342.
Nash, Dennison, ed, (2007). The Study of Tourism Anthropological and Sociological Beginnings, Londres Elsevier.
Noy, Chaim (2004). “This Trip Really Changed Me. Backpackers’Narratives of Self-Change”, Annals of Tourism Research, vol.31, 1, Pergamon, pp.78-102.
Olsen, Lana M., Kathleen Andereck e Christine Vogt (2021). “Providing hope: influences of volunteer tourism on program youth”, Journal of Sustainable Tourism, 29, 3, pp.1403-1421
O´Reilly, Camille Caprioglio (2006). “From Drifter to Gap Year Tourist. Mainstreaming Backpacker Travel”, Annals of Tourism Research, vol 33, 4, Pergamon, pp 998-1017
Rojek, Chris (2010). The Labour of Leisure. London: Sage.
Rojek, Chris e John Urry, (eds) (1997). Touring Cultures Transformations of Travel and Theory. London: Routledge.
Rojek, Chris (1995). Decentring Leisure, Rethinking Leisure Theory. London: Sage.
Sterne, Laurence (1999), Uma Viagem Sentimental. Lisboa: Antígona.
Stone, Mathew J. et al (2017). « Elements of Memorable Food, Drink and Culinary Experiences », Journal of Travel Research, DOI :10.1177/0047287517729758.
Uriely, Natan (2009). “Desconstructing tourist typologies: the case of backpacking”, International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, vol 3, 4, Emerald, pp.306-312.
Uriely, Natan (2005). “The Tourist Experience. Conceptual Developments”, Annals of Tourism Research, Pergamon, vol 31, nº1, pp 199-216.
Urry, John (2011). The Tourist Gaze. Leisure and Travel in Contemporary Societies. London: Sage.
Van Es, Nicky e Stijn Reijinders (2016). “Chasing sleuths and unravelling the metropolis. Analysing the tourist experience of Sherlock Holmes ´London, Philip Marlowe´s Los Angeles and Lisbeth Salander´s Stockholm”, Annals of Tourism Research, 57, pp.113-125
Wang, Ning (2000). Tourism and Modernity A Sociological Analysis, Tourism Social Sciences Series. Oxford: Elsevier Science, Ltd.
Wang, Ning (1999). “Rethinking Authenticity in Tourism Experience”, Annals of Tourism Research, vol 26, nº2, pp-349-370.
White, William Foote (1989). Learning from the Field. London: Sage.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.