Experiência turística, autenticidades e agência: do simulacro à desdiferenciação

Autores

  • Graça Joaquim Professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Eshte)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10442386

Palavras-chave:

Experiência Turística, Autenticidades, Desdiferenciação, Área Metropolitana de Lisboa /AML, Lisboa

Resumo

O objectivo deste artigo é apresentar uma reflexão no contexto do desenvolvimento do projecto “Inovação e Futuro: contributos sobre o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa” (Lisboa-01-0145-Feder-023368), discutindo à luz dos resultados da investigação, as problemáticas da representação da cidade, da AML, do turismo e da agência dos múltiplos actores, onde as experiências turísticas nestes territórios são fortemente deficitárias em experiências turísticas plurais (Joaquim, 2015) e territorialmente desconcentradas e não integradas. A estratégia metodológica central assentou claramente nas metodologias intensivas onde técnicas como os focus group e as entrevistas em profundidade, tiveram como objetivo trabalhar as singularidades das comunidades, as suas memórias, as suas representações, os seus projetos, os seus desejos, essenciais para um turismo de desenvolvimento, de base identitária, cruzando as suas memórias, experiências e visões sobre o futuro. Os resultados apontam para representações muito contraditórias sobre a cidade, a AML e o turismo conforme as trajectórias pessoais e territoriais dos actores envolvidos. Predomina, no entanto, como traço comum, a ausência de agência no que ao turismo concerne, quer nos que o repudiam, extraordinariamente expressivo em Lisboa, quer nos que o perspectivam como um processo de desenvolvimento desejável nos seus concelhos. Este artigo centra-se nos primeiros.

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Biografia do Autor

Graça Joaquim, Professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Eshte)

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-Iul). Mestre e Licenciada em Sociologia pelo Iscte-Iul. Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (Cies-Iscte-Iul). É Professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Eshte), onde entre outros, já desempenhou os cargos de Directora da Eshte e de Coordenadora da área Científica de Ciências Sociais.Membro da Comissão Coordenadora da Secção Temática de Sociologia da Associação Portuguesa de Sociologia do Turismo. Autora, entre outros, do livro Viajantes, Viagens e Turismo Narrativas e Autenticidades(Editora Mundos Sociais). Tem publicado nas áreas da Sociologia do Turismo, do Ambiente, da Sustentabilidade, das Cidades e Artistas. Entre os seus interesses científicos actuais incluem-se os domínios da Ética, dos Imaginários, das experiências turísticas e das indústrias culturais e criativas. [ graça.joaquim@eshte.pt ]

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Joaquim, G. (2023). Experiência turística, autenticidades e agência: do simulacro à desdiferenciação. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 13(Special Issue). https://doi.org/10.5281/zenodo.10442386