Corpo, turismos, ressonâncias
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10414631Palavras-chave:
Autenticidade, Ética, Merleau-Ponty, RessonânciaResumo
O objetivo do presente ensaio é o de apresentar uma reflexão, em curso, acerca do corpo humano como interface da experiência turística. Partindo de um modelo da Antropologia Filosófica que encara o humano como um ser unitário, e com enfoque na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, observamos radicalmente como os fatores corpo, espaço, tempo e intencionalidade moldam a experiência turística, fomentando um sentido aprofundado de uníssono com o entorno e de cuidado e consideração ética com todos os seres vivos. Tais reflexões são um convite a que se reformule o nosso modo atual de ver e de ser turismo, tornando-o mais sensível e eticamente válido nas suas abordagens ônticas e metodológicas.
Downloads
Referências
André, J. (1999). Pensamento e afectividade. Coimbra: Quarteto Editora.
André, J. (2021). From an Anthropology of Vulnerability to the Ethics of Care. In J. Braga, M. Santiago Carvalho (eds). Philosophy of Care. New Approaches to Vulnerability, Otherness and Therapy (pp. 19-37). Cham: Springer, https://doi.org/10.1007/978-3-030-75478-5_2
André, J. (2022). Renascimento e Modernidade: Releituras filosóficas. Coimbra: Grácio Editora.
Böhme, G. (1995). Atmosphäre. Essays zur neuen Ästhetik. Frankfurt: Suhrkamp.
Brown, L. (2012). Tourism: A Catalyst For Existential Authenticity, Annals of Tourism Research, 40, 176–190, doi: org/10.1016/j.annals.2012.08.004
Cem (2018). Festival Pedras 18. Lisboa: Cem.
Cohen, E. (1979). A Phenomenology of Tourist Experiences, Sociology, 13, 179-201.
Corbain, A.; Courtine, J.-J. & Vigarello, G. (eds.) (2005a). Historia del Cuerpo. Volumen 1 – Del Renacimiento al Siglo de las Luces. Madrid: Santillana Ediciones Generales.
Corbain, A.; Courtine, J.-J. & Vigarello, G. (eds.) (2005b). Historia del Cuerpo. Volumen 2 – De la Revolución Francesa a la Gran Guerra. Madrid: Santillana Ediciones Generales.
Damásio, A. (2012). Ao encontro de Espinosa. As Emoções Sociais e a Neurologia do Sentir. Lisboa: Círculo de Leitores.
Griffero, T. (2016). Atmospheres. Aesthetics of Emotional Spaces. London: Routledge.
Heidegger, M. (1984). El Ser y el Tiempo. Madrid: Ediciones F.C.E..
Joaquim, G. (2015). Viajantes, Viagens e Turismo Narrativas e Autenticidades. Lisboa: Ed. Mundos Sociais.
Joaquim, G. & Santos, E. (2019). Os Artistas, o Turismo e as Cidades. In Tourfly, Inovação e Futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa-01-0145-Feder-023368), pp. 57-76. Estoril: Eshte.
Laín Entralgo, P. (1997). Sobre la persona. Arbor, 156, 9-24.
Lanfant, M-L (1992). L’Identité em Jeu dans L’Échange Touristique International, Sociologia Urbana e Rurale, 38, 171-178.
Larsen,J.; Urry, J. & Axhausen, K. (2007). Networks and Tourism: Mobile Social Life. Annals of Tourism Research, 324(1), 244-262.
Macbeth, J. (2005). Towards an Ethics Platform for Tourism, Annals of Tourism Research, 32(4), 962-984.
Merleau-Ponty, M. (1981). Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (2001). Le visible et l’ invisible. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (2003). Palestras. Lisboa: Edições 70.
Nussbaum, M. (2012). Capabilités – comment créer les condition d’un monde plus juste. Paris: Flammarion.
Pelluchon, C. (2018). Éthique de la considération. Paris: Éditions du Seuil.
Rosa, H. (2014). Aliénation et accélération. Une critique sociale du temps. Paris: La découverte.
Rosa, H. (2018). Résonance. Une sociologie de la relation au monde. Paris: La découverte.
Shusterman, R. (2008). Body Consciousness: A philosophy of mindfulness and somaesthetics. Cambridge: Cambridge University Press.
Tribe, J. (2009). Philosophical Issues in Tourism. Bristol: Channel View Publications.
Uriely, N. (2005). The Tourist Experience. Conceptual Developments. Annals of Tourism Research, 3(4), 306-312.
Urry, J. (2011). The Tourist Gaze. Leisure and Travel in Contemporary Societies. London: Sage.
Wang, N. (1999). Rethinking Authenticity in Tourism Experience. Annals of Tourism Research, 26(2), 349-370.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









