“Living like a local”: turistificação do espaço urbano em portugal, alojamento local e resposta das políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10403084Palavras-chave:
Turistificação, Impactos Sociais do Turismo, Alojamento local, Políticas PúblicasResumo
A intensificação da atividade turística em Portugal resultou de uma aposta governativa para superar a crise económico-financeira que atingiu Portugal a partir de 2010. Esta intensificação refletiu-se sobretudo em áreas urbanas onde antes não havia especialização turística, sendo os casos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto os mais destacados. Em termos de políticas públicas, uma das medidas que resultou deste enquadramento foi a flexibilização do mercado de arrendamento, através do aluguer de curta duração para promoção do alojamento local em Portugal. Em simultâneo, as tendências internacionais assinalavam uma procura turística muito orientada para o turismo urbano e, em particular, para o paradigma do “live like a local”. A combinação destes dois fatores resultou numa explosão da oferta e da procura de alojamento local em Portugal, com consequências diretas e profundas nos tecidos urbanos e nas populações. Centrando-se sobre a análise da evolução do alojamento local em Portugal, na última década, este artigo explora o contributo deste fenómeno para a turistificação do espaço urbano, em articulação com os efeitos sociais negativos decorrentes desse processo, através da análise do alojamento local e das políticas públicas que lhe têm sido dirigidas.
Downloads
Referências
Aalbers, M. B. (2019). Financial geography II: Financial geographies of housing and real estate. Progress in Human Geography, 43(2), 376–387. https://doi.org/10.1177/0309132518819503
Abrantes, J. (2018). A importância das companhias aéreas de baixo custo no desenvolvimento do turismo nas cidades de Lisboa e Porto. Revista Turismo & Desenvolvimento, 4(21/22), 393–407.
Atkinson, R., & Bridge, G. (2005). Gentrification in a Global Context: the new urban colonialism. London: Routledge.
Baptista, L., Nofre, J., & Jorge, M. do R. (2018). Mobilidade, Cidade e Turismo: pistas para analisar as transformações em curso no centro histórico de Lisboa. Sociologia: Revista Da Faculdade de Letras Da Universidade Do Porto, Número Tem, 14–32. https://doi.org/10.21747/08723419/soctem2018a1
Cocola-Gant, A. (2020). Tourist Apart Ments, Covid-19, And Platf Orm Capitalism. Finisterra, 55(115), 211–216. https://doi.org/10.18055/Finis20187
Cócola Gant, A. (2015). Tourism and commercial gentrification. In RC21 International Conference on “The Ideal City: between myth and reality. Representations, policies, contradictions and challenges for tomorrow’s urban life” (pp. 27–29). Urbino.
Cócola Gant, A. (2018). Tourism Gentrification. In M. Lees, L and Phillips (Ed.), Handbook of Gentrification Studies (pp. 281–293). Cheltenham: Edward Elgar Publishing.
Cócola Gant, A., & Gago, A. (2021). Airbnb, buy-to-let investment and tourism-driven displacement: A case study in Lisbon. EPA: Economy and Space, 53(7), 1671–1688.
Colomb, C., & Moreira de Souza, T. (2021). Regulating Short-Term Rentals: Platform-based property rentals in European cities: the policy debates. Property Research Trust, (May).
Corporate Europe Observatory. (2018). Unfairbnb: How online rental platforms use the EU to defeat cities’ affordable housing measures.
Dagkouli-Kyriakoglou, M., Tulumello, S., Cocola-Gant, A., Iacovone, C., & Pettas, D. (2022). Digital mediated short-term rentals in the (post-)pandemic city. Digital Geography and Society, 3(January), 100028. https://doi.org/10.1016/j.diggeo.2022.100028
Fernandes, J. R., Carvalho, L., Chamusca, P., Gago, A., & Mendes, T. (2019). Lisboa e a Airbnb. Book Cover Editora.
Fernandes, J. R., Chamusca, P., Mendes, T., & Carvalho, L. (2018). O Porto e a Airbnb. Book Cover Editora.
Gato, M. A. (2016). Adding value to urban spaces two examples from lisbon. Etnoloska Tribina, 46(39). https://doi.org/10.15378/1848-9540.2016.39.04
Glass, R. (1964). Introduction. In Centre for Urban Studies (Ed.), London: Aspects of Change (pp. xiii–xlii). MacGibbon & Kee.
Gotham, K. F. (2005). Tourism gentrification: The Case of New Orleans’ Vieux Carre (French Quarter). Urban Studies, 42(7), 1099–1121. https://doi.org/10.1080/00420980500120881
Gotham, K. F. (2018). Assessing and Advancing Research on Tourism Gentrification. Via Tourism Review, 13. https://doi.org/10.4000/viatourism.2169
Guttentag, D. (2015). Airbnb: disruptive innovation and the rise of an informal tourism accommodation sector. Current Issues in Tourism. https://doi.org/10.1080/13683500.2013.827159
Jakab, P., & Happ, E. (2017). Impact Assessment between the City and the Company Reputation. Economics and Sociology, 10(1), 279–289.
Lees, Loretta; Shin, Hyun Bang; López-Morales, E. (2016). Conclusion : global gentrifications, (February).
Lees, L., & Ley, D. (2008). Introduction to Special Issue on Gentrification and Public Policy. Urban Studies, 45(12), 2379–2384. https://doi.org/10.1177/0042098008097098
LXHABIDATA (2023). Plataforma sobre Dados da Habitação na Área Metropolitana de Lisboa, DINÂMIA'CET-Iscte, disponível em https://lxhabidata.iscte-iul.pt/pt/
Marques Pereira, S. (2022). Regulation of short-term rentals in Lisbon: strike a balance between tourism dependence and urban life. Urban Research and Practice, 15(4), 477–504. https://doi.org/10.1080/17535069.2020.1842901
Milano, C., González-Reverté, F., & Benet Mòdico, A. (2022). The social construction of touristification. Residents’ perspectives on mobilities and moorings. Tourism Geographies. https://doi.org/10.1080/14616688.2022.2150785
Milano, C., Novelli, M., & Cheer, J. M. (2019). Overtourism and Tourismphobia: A Journey Through Four Decades of Tourism Development, Planning and Local Concerns. Tourism Planning and Development, 8316. https://doi.org/10.1080/21568316.2019.1599604
Mullins, P. (1991). Tourism Urbanization. International Journal of Urban and Regional Research, 15(3), 326–342. https://doi.org/10.1111/j.1468-2427.1991.tb00642.x
Ojeda, A. B., & Kieffer, M. (2020). Touristification. Empty concept or element of analysis in tourism geography? Geoforum, 115, 143–145. https://doi.org/10.1016/j.geoforum.2020.06.021
Pordata - Base de Dados de Portugal Contemporâneo. (2023). Dados por Municípios. Fundação Francisco Manuel dos Santos, Retrieved January 12, 2023 from https://www.pordata.pt/municipios
Richards, G. (2022). Urban tourism as a special type of cultural tourism. In J. van der Borg (Ed.), Research Agenda for Urban Tourism (pp. 31–50). Edward Elgar Publishing.
Smith, N. (1996). The New Urban Frontier: Gentrification and the Revanchist City. Routledge.
TravelBI Open Data. (2023). RNAL - Registo Nacional de Alojamento Local. Turismo de Portugal, IP, Retrieved January 06, 2023 from https://dadosabertos.turismodeportugal.pt/datasets/estabelecimentos-de-al/explore?location=16.976689%2C-8.448950%2C4.00&showTable=true
Wachsmuth, D., & Weisler, A. (2018). Airbnb and the rent gap: Gentrification through the sharing economy. Environment and Planning A, 50(6). https://doi.org/10.1177/0308518X18778038
Wijburg, G., Aalbers, M. B., & Heeg, S. (2018). The Financialisation of Rental Housing 2.0: Releasing Housing into the Privatised Mainstream of Capital Accumulation. Antipode, 50(4), 1098–1119. https://doi.org/10.1111/anti.12382.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









