Influência não Linear da Gestão do Capital de Giro na Rentabilidade das Empresas de Turismo: Evidência de Dados em Painel de Países Desenvolvidos e em Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.6879205Palavras-chave:
Financiamento ao Turismo, Capital de Giro, Rentabilidade, Países Desenvolvidos e em DesenvolvimentoResumo
Ter um nível ótimo de capital de giro pode equilibrar os custos e benefícios das empresas e maximizar sua lucratividade. Este estudo examina a influência da gestão do capital de giro (WCM) na lucratividade (ROA) nos subsetores de turismo em 74 países entre 2005 e 2017 em termos de níveis de desenvolvimento dos países. Os resultados dos modelos de regressão de dados em painel de efeitos fixos indicam que existe uma associação em forma de U invertido entre WCM e ROA na indústria do turismo em todo o mundo. No entanto, quando consideramos os níveis de desenvolvimento dos países, nossos resultados empíricos mostram que uma associação não linear em forma de U invertido entre WCM e ROA é mais válida em subindústrias de turismo em países em desenvolvimento. Além disso, nossos resultados empíricos para sub-indústrias de turismo em países desenvolvidos mostram a existência de uma relação linear positiva entre WCM e ROA para empresas H&M e F&B, mas uma associação não linear em forma de U entre WCM e ROA para empresas L&R. As descobertas deste artigo oferecem implicações importantes para os gerentes que trabalham na indústria do turismo em países desenvolvidos e em desenvolvimento para melhorar o uso do capital de giro.
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