Patrimônio Imaterial e Turismo: Discussões Contemporâneas entre o Brasil e o México
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5826482Palavras-chave:
Brasil, México, soft power, turismo e patrimônio imaterialResumo
O Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, de acordo com a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, adotado pela UNESCOem2003, inclui as práticas, representações, expressões, conhecimentos e competências, juntamente com os seus instrumentos culturais associados, objetos e lugares, que as comunidades, grupos e, em alguns casos, indivíduos reconhecem como parte do seu património cultural. Um dos vetores mais visíveis na divulgação e salvaguarda destasmanifestações culturais é o turismo, que todos os anos promove novos espaços para o reconhecimento dos seus respectivos patrimônios materiais, mas que, desde o início do século, tem também voltado a sua atenção para a expansão das práticas do patrimônio imaterial. Neste texto, faremos uma breve comparação entre os dezessete patrimônios imateriais da humanidade registados nos dois países mais representativos da América Latina em termos de visibilidade turística (Brasil e México) e apresentaremos como estes países trabalharam na busca de um entendimento mais amplo. dos bônus e encargos do selo da UNESCO, entendendo a relação entre o turismo e o patrimônio imaterial como um soft power relevante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









