Análise do Estágio Profissional para Estudantes de Turismo no Walt Disney World

Authors

  • Vanessa Garcia Freire USP
  • Edegar Luis Tomazzoni USP

DOI:

https://doi.org/10.34019/2238-2925.2017.v7.3165

Keywords:

Ensino, Formação, Intercâmbio internacional, Competências, Entretenimento

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar as motivações dos estudantes de Lazer e Turismo para realizar o intercâmbio internacional de trabalho no Walt Disney World e as contribuições dessa experiência para a sua formação profissional. As competências necessárias para o profissional de turismo contemplam lidar com equipamentos e tecnologias e, principalmente, manter contatos e relacionamentos com pessoas. Ano após ano, o mercado de trabalho torna-se mais exigente, e para obter uma melhor qualificação, uma das alternativas é a realização de um intercâmbio internacional. O método de pesquisa consistiu em observação participante do estágio profissional no complexo de entretenimento e turismo Walt Disney World, em Orlando (Flórida, Estados Unidos), o Cultural Exchange Program. Além disso, foram aplicados questionários a 38 participantes do programa. Como resultados da pesquisa, verificou-se que a maioria dos respondentes considera o programa enriquecedor para os seus currículos, porém, não identifica que o seu curso de graduação os tenham preparado para o trabalho exigido no complexo de entretenimento. Nota-se a importância dessa oportunidade de estágio internacional para o aprimoramento da capacitação dos estudantes de turismo e lazer e a necessidade de alguns esclarecimentos aos alunos brasileiros dos cursos superiores da área, a fim de que articulem os conteúdos teóricos ministrados nas disciplinas e os apliquem à experiência de preparação para o mundo do trabalho, inclusive, em âmbito internacional.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARAÚJO, G.; GELBCKE, D. L. Turismo comunitário: uma perspectiva ética e educativa de desenvolvimento. Turismo: Visão e Ação, v. 10, n. 3, p. 357-377, 2008.

ATELJEVIC, I.; PRITCHARD. A.; MORGAN, N. (Eds.). The critical turn in tourism studies: Innovative research methods. Oxford: Elsevier, pp. 29-40, 2007.

BENI, M. C. Análise Estrutural do Turismo. Editora Senac, São Paulo, 1988.

BIANCHI, R. Critical turn in tourism studies: a radical critique. Tourism Geographies, v. 11, p. 427- 443, nov. 2009.

BOTTERILL, D.; GALE, T. Postgraduate and Ph.D. Education. pp. In: AIREY, D.; TRIBE, J. An International Handbook of Tourism Education. 2005.

BOULLÓN, R. Planificación del Espacio Turístico. México: Trillas, 1999.

BURKART, A. J.; MEDLIK, S. Tourism. Past, Present and Future. London: Heinemann, 1974.

COLES, T.; DUVAL, D.; HALL, C. Sobre el turismo y la movilidad en tiempos de movimiento y conjetura posdisciplinar. Política y sociedad,42(2), 181-198, 2005.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo, Abril., 1978.

FUSTER, L. F. Teoria e técnica de turismo. Madri: Nacional, vol. I, 2ª edição, 1971.

GILBERT, D.C. (1990). Conceptual issues in the meaning of tourism. In: COOPER, C. P. (ed.), Progress in Tourism, Recreation and Hospitality Management, Vol. 2. London: Pitman Publishing.

GOELDNER, C. Reflections on the historic role of journals in shaping tourism knowledge. Journal of Tourism Studies. V. 16, Issue 2, 2005).

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa. v. 2. Madrid: Taurue, 1987.

HALL, C. Tourism Planning. Policies, Processes and Relationships, Harlow, Prentice Hall, 2000.

HALL, C.; PAGE, S. The Geography of Tourism and recreation: environment, place and space. London: Routledge, 2000.

HIGGINS-DESBIOLLES, F. More than an “industry”: The forgotten power of tourism as a social force. Tourism Management, n. 27, n. 6, pp. 1192-1208, 2006.

HOERNER, J.-M.; SICART, C. La science du tourisme: précis franco-anglais de tourismologie, Baixas, Balzac Éditeur. 2003.

HOLLINSHEAD, K.Tourism, hybridity, and ambiguity: the relevance of Bhabha's third space cultures. Journal of Leisure Research. v. 30, n. I, pp. 121- 156, 1998.

HUNZIKER, W., KRAPF, K. Grundriss der Allgemeinen Fremdenverkehrslehre [The Outline of General Tourism Science]. Zürich: Polygraphischer Verlag, 1942.

JAFARI, J. Editor's page. Annals of Tourism Research, 5 (Supplement issue 1), pp. 6-11, 1997.

KRIPPENDORF J. Sociologia do Turismo. São Paulo. Editora Aleph, 1985.

KRIPPENDORF J. Sociologia do turismo: para uma compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

LEED, E. J. The mind of the traveler: from Gilgamesh to global tourism. Estados Unidos: Basic Books, 1991.

LEIPER, N. The framework of tourism: Towards a definition of tourism, tourist and the tourism industry. Annals of Tourism Research, vol. 4, nº6, pp.309-407, 1979.

LICKORISH, L. J. (Ed.). Developing Tourism Destinations. Longman: Harlow, UK, 1991.

MOESCH, M. Epistemologia social do turismo. Tese (Doutorado) – ECA/USP. São Paulo, 2004.

MOLINA, S. O pós-turismo. São Paulo: Aleph, 1995.

MÜELLER, D. K. Reinventing the countryside: German second-home owners in southern Sweden. Current Issues in Tourism, 5, pp. 426-446, 2002.

MÜLLER, D.K., 2004, Second homes in Sweden: patterns and issues. pp. 244-258. In: HALL, C.M.;

MÜLLER, D.K. (Eds), Tourism, Mobility and Second Homes: between elite landscape and common ground. Clevedon: Channel ViewPub lications, 2004.

OMT - ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE TURISMO. Conferencia Internacional de Estadísticas de Turismo y Viajes. Canadá, 1991.

PANOSSO NETO, A. What is tourism? Definitions, theoretical phases and principles. In: TRIBE, J. (Ed.) Philosophical issues in Tourism. Bristol, Buffalo, Toronto: Channel View Publications, 2009.

PIMENTEL, M. P. C. Políticas públicas de educação em turismo na América Latina: Um estudo comparado de Argentina, Brasil e México. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.

RAMOS, A. Guerreiro. A nova ciência das organizações. Rio de Janeiro, FGV, 1981.

REJOWSKI, M. Turismo no percurso do tempo. Editora Aleph: San Pablo, 2002.

REJOWSKI, M. Produção científica em turismo: análise de estudos referenciais no exterior e no Brasil. Revista Turismo em Análise 21 (2), pp. 224- 246, 2010.

REN, C.; PRITCHARD, A.; MORGAN, N. Constructing tourism research. Annals of Tourism Research, v. 37 (4), pp. 885-904, 2010.

SORENSEN, A. Backpacker ethnography. Annals of Tourism Research, v. 30, n. 4, 2003.

TRIBE, J. The Truth About Tourism, Annals of Tourism Research, vol. 33, nº2 pp. 360- 381, 2006.

TRIBE, J. Critical Tourism: Ruls and resistance. In: ATELJEVIC, I.; PRITCHARD, A.; MORGAN, N. The critical turn in Tourism studies. Oxford: Elsevier, 2007.

TRIBE, J. Tourism: a critical business. Journal of Travel Research, V. 46 (3), pp. 245-255, 2008.

TRIBE, J. Tribes, territories and networks in the tourism academy. Annals of Tourism Research. vol. 37, n. 1, p. 7-33, 2010.

URRY, J. O olhar do turista. Studio Nobel, 1996.

WAHAB, S. E. Tourism management: an introduction to the scientific study of tourism. Londres: Tourism Internat. Press, 1975.

WILLIAMS, A.; SHAW, G. Tourism and Developpement Introduction. pp. 1-11. In: WILLIAMS, A.; SHAW, G. (Eds.). Tourism and Economic Development. London, Belhaven Press, 1988.

YOUNG, G. Tourism: blessing or blight? London/Harmondsworth: Penguin Books, 1973.

Published

2017-10-31

How to Cite

Freire, V. G., & Tomazzoni, E. L. (2017). Análise do Estágio Profissional para Estudantes de Turismo no Walt Disney World. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 7(2), 100–113. https://doi.org/10.34019/2238-2925.2017.v7.3165