Visita Guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade

  • Jorge André Guerreiro Universidade do Algarve - Portugal
  • João Filipe Marques Centro de Investigação Sobre o Espaço e as Organizações e Faculdade de Economia da Universidade do Algarve - Portugal http://orcid.org/0000-0001-8626-5875
Palavras-chave: Autenticidade, Autenticidade Encenada, Autenticidade Emergente, Autenticidade Existencial, Sociologia do Turismo

Resumo

Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras.

Biografia do Autor

Jorge André Guerreiro, Universidade do Algarve - Portugal
Mestrando em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e licenciado pela mesma instituição. Tem vindo a publicar nas áreas da Sociologia do Turismo e da epistemologia das Ciências Sociais. Os seus interesses de investigação centram-se no turismo, epistemologia, globalização, mobilidades e pós-modernidade
João Filipe Marques, Centro de Investigação Sobre o Espaço e as Organizações e Faculdade de Economia da Universidade do Algarve - Portugal
Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, Licenciado e Mestre em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e investigador do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações. É o atual Diretor do Mestrado em Sociologia daquela instituição e membro da Direção do Doutoramento Interuniversitário em Sociologia: «OpenSoc». Tem publicado nas áreas da Sociologia do Racismo, das Relações Interétnicas e da Etnicidade e entre os seus interesses científicos atuais incluem-se os fenómenos das Mobilidades, do Lazer e do Turismo.

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Publicado
2017-07-25