Visita Guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade

Autores

  • Jorge André Guerreiro Universidade do Algarve - Portugal
  • João Filipe Marques Centro de Investigação Sobre o Espaço e as Organizações e Faculdade de Economia da Universidade do Algarve - Portugal http://orcid.org/0000-0001-8626-5875

DOI:

https://doi.org/10.34019/2238-2925.2017.v7.3160

Palavras-chave:

Autenticidade, Autenticidade Encenada, Autenticidade Emergente, Autenticidade Existencial, Sociologia do Turismo

Resumo

Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge André Guerreiro, Universidade do Algarve - Portugal

Mestrando em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e licenciado pela mesma instituição. Tem vindo a publicar nas áreas da Sociologia do Turismo e da epistemologia das Ciências Sociais. Os seus interesses de investigação centram-se no turismo, epistemologia, globalização, mobilidades e pós-modernidade

João Filipe Marques, Centro de Investigação Sobre o Espaço e as Organizações e Faculdade de Economia da Universidade do Algarve - Portugal

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, Licenciado e Mestre em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e investigador do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações. É o atual Diretor do Mestrado em Sociologia daquela instituição e membro da Direção do Doutoramento Interuniversitário em Sociologia: «OpenSoc». Tem publicado nas áreas da Sociologia do Racismo, das Relações Interétnicas e da Etnicidade e entre os seus interesses científicos atuais incluem-se os fenómenos das Mobilidades, do Lazer e do Turismo.

Referências

AVE ANDRIOTIES, K. Sacred Site Experience: A Phenomenological Study. Annals of Tourism Research, n. 36, v. 1, p. 64-84, 2009.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e Somulações, Lisboa, Relógio d'Água.
BELHASSEN, Y.; CATON, K. Authenticity Matters. Annals of Tourism Research, n. 33, v. 3, p. 853-856, 2006.
BELHASSEN, Y.; CATON, K.; STEWART, W.P. The Search for Authenticity in the Pilgrims Experience. Annals of Tourism Research, n. 35, v. 3, p. 668-68, 2008.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In BENJAMIN, W. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d'Água, 1992, p. 73-113.
BOORSTIN, D.J. The Image – A guide to pseudo-events in America. Estados Unidos: Vintage Books. 1992.
BROWN, L. Tourism: A Catalyst for Existential Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 40, p. 176-190, 2013.
BRUNER, E.M. Abraham Lincoln as Authentic Reproduction: A Critique of Postmodernism. American Anthropologist, n. 96, v. 2, p. 397-415, 1994.
BUCHMANN, A.; MOORE, K.; FISHER, D. Experiencing Film Tourism: authenticity & fellowship. Annals of Tourism Research, n. 37, v. 1, p. 229-248, 2009.
CHHABRA, D.; HEALY, R.; SILLS, E. Staged Authenticity and Heritage Tourism. Annals of Tourism Research, n. 30, v. 3, p. 702-719, 2003.
CHHABRA, D. Positioning Museums on an Authenticity Continuum. Annals of Tourism Research, n. 35, v. 2, p. 427-447, 2009.
COHEN, E. Rethinking the Sociology of Tourism. Annals of Tourism Research, n. 6, v. 1, 18-35, 1979a.
COHEN, E. Phenomenology of Tourist Experiences. Sociology, n. 13, p. 179-201, 1979b.
COHEN, E. The Sociology of Tourism: Approaches, Issues, and Findings. Annual Review of Sociology, n. 10, p. 373-392, 1984.
COHEN, E. Authenticity and Commodization in Tourism. Annals of Tourism Research, n. 15, p. 371-386, 1988.
COHEN, E.; & COHEN, S.A. Current Sociological Theories and Issues in Tourism. Annals of Tourism Research, n. 39, v. 4, p. 2177-2202, 2012.
DAUGSTAD, K.; KIRCHENGAST, C. Authenticity and the Pseudo-backstage of Agri-Tourism. Annals of Tourism Research, n. 43, p. 170-191, 2013.
DUTTON, D. Authenticity in the Art of Traditional Societies. Pacific Arts, n. 9/10, p. 1-9, 1994.
DUTTON, D. Authenticity in Art. In: LEVINSON, J. (Ed.). The Oxford Handbook of Aesthetics. Nova Iorque: Oxford University Press, 2005, p. 258-274.
ECO, U. Travels in Hyperreality. Estados Unidos: Harvest Book, 1990.
GOFFMANN, E. The Presentation of Self in Everyday Life. Edinburgh: The Bateman Press, 1956.
GORDON, W. Consuming Heritage: Perceived Historical Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 27, v. 4, p. 835-862, 2000.
GUERREIRO, J.A. A questão da autenticidade – do objetivismo à fenomenologia do turismo. In: Atas... do IX Congresso Português de Sociologia, 2017.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo (Parte I). 15ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2005a.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo (Parte II). 13ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2005b.
HEITMANN, S. Authenticity in Tourism. In: ROBINSON, P., HEITMANN, S.; DIEKE, P. (Eds.). Research Themes for Tourism. Reino Unido: Cab International, 2011, p. 45-58.
HOBSBAWM, E. Introdução: A Invenção das Tradições. In: HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Eds.). A Invenção das Tradições. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, p. 9-23.
HUGHES, G. Authenticity in tourism. Annals of Tourism Research, n. 22, v. 4, p. 781-803, 1995.
KIM, H.; JAMAL, T. Touristic Quest for Existential Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 34, v. 1, p. 181-201, 2007.
KORSTANJE, M. The Obsession With Authenticity: Criticism to Dean MacCannell. Revista Rosa dos Ventos, n. 5, v. 1, p. 99-115, 2013.
LANÇA, M., MARQUES, J.F. & VALLE, P. Understanding the Relationships between Romance, Sex and Liminoid Experiences in Tourism context: A Structural Modelling Approach, Tourism & Management Studies, n. 13, v.1, p.18-26, 2017.
LAU, R. Revisiting Authenticity: A Social Realist Approach. Annals of Tourism Research, n. 37, v. 2, p. 478-498, 2010.
LENGKEEK, J. Leisure Experience and Imagination: Rethinking Cohen’s Modes of Touristic Experience. International Sociology, n. 16, v. 2, p. 173-184, 2001.
LYOTARD, J.-F. A Fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 2008.
PAWLETT, W. Jean Baudrillard. Estados Unidos: Routledge, 2007.
PEARCE, P.L.; MOSCARDO, G.M. The Concept of Authenticity in Tourism Experience. Australian and New Zealand Journal of Sociology, n. 22, v. 1, p. 121-132, 1986.
PERNECKY, T. Constructionism: critical pointers for tourism studies. Annals of Tourism Research, n. 39, v. 2, p. 1116-1137, 2012.
PERNECKY, T.; JAMAL, T. (Hermeneutic) Phenomenology in Tourism Studies. Annals of Tourism Research, n. 37, v. 4, p. 1055-1075, 2010.
POPPER, K. A Lógica da Pesquisa Científica. 9ª Edição. Editora Cultrix: São Paulo, 2001.
PLUMMER, K. Essentialism and constructionism. In: RITZER, G. (Ed.). The Blackwell Encyclopedia of Sociology. Singapura: Wiley-Blackwell, 2007, p. 1436-1438.
MACCANNELL, D. Staged Authenticity: Arrangements of Social Space in Tourist Settings. The American Journal of Sociology, n. 79, v. 3, p. 589-603, 1973.
MACCANNELL, D. The Tourist - A new theory of the leisure class. Schocken Books: New York, 1999.
MARQUES, J.F.; LANÇA, M. Para além da vida quotidiana. Amor e sexualidade em contexto turístico: resultados preliminares de uma pesquisa exploratória no Algarve (Portugal). Anais Brasileiros de Estudos Turísticos, n. 6, v. 2, p. 9-19, 2016.
MCINTOSH, A.J.; PRENTICE, R.C. Affirming Authenticity: Consuming cultural heritage. Annals of Tourism Research, n. 26, v. 3, p. 589-612, 1999.
REISINGER, Y.; STEINER, C.J. Reconceptualizing Object Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 33, v. 1, p. 65-86, 2006.
RICKLY-BOYD, J.M. Authenticity & Aura: a Benjaminian approach to tourism. Annals of Tourism Research, n. 39, v. 1, p. 269-289, 2012.
RITZER, G.; LISKA, A. McDisneyzation and the Post-tourism: Complementary perspectives on contemporary tourism. In: ROJEK, C.; URRY, J. (Eds.). Touring Cultures: Transformations of Travel and Theory. Estados Unidos e Canadá: Routledge, 1997, p. 96-109.
ROBINSON, R.; CLIFFORD, C. Authenticity and Festival Foodservice Experiences. Annals of Tourism Research, n. 39, v. 2, p. 571-600, 2012.
RYAN, M.T. Hyperreality. In: RITZER, G. (Org.). The Blackwell Encyclopedia of Sociology. Singapura: Wiley-Blackwell, 2007, p. 2194-2196.
SEDMAK, G.; MIHALIC, T. Authenticity in Mature Seaside Resorts. Annals of Tourism Research, n. 35, v. 4, p. 1007-1031, 2008.
SHARPLEY, R. Tourism, Tourists & Society. Suffolk: ELM Publications, 1994.
SHARPLEY, R. Travel and Tourism. Reino Unido: Sage Publications, 2006.
SHEPHERD, R.J. Why Heidegger did not travel – Existential angst, authenticity, and tourist experiences. Annals of Tourism Research, n. 52, p. 60-71, 2015.
STEINER, C.J.; REISINGER, Y. Understanding Existential Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 33, v. 2, p. 299-318, 2006.
TERZIYSKA, I. Interpretations of Authenticity in Tourism. Science & Research, n. 4, p. 1-8, 2012.
URRY, J.; LARSEN, J. The Tourist Gaze 3.0. 3ª Edição. India: Sage, 2011.
WANG, N. Rethinking Authenticity in Tourism Experience. Annals of Tourism Research, n. 26, v. 2, p. 349-370, 1999.
WANG, N. Tourism and Modernity: A Sociological Analysis. Holanda: Pergamon, 2000.
WANG, N.; GNOTH, J. Authenticity. In: JAFARI, J.; XIAO, H. (Eds.). Encyclopedia of Tourism. Suíça: Springer, 2016, p. 70-73.
WILLSON, G.B.; MCINTOSH, A.J.; ZAHRA, A.L. Tourism and Spirituality: a phenomenological analysis. Annals of Tourism Research, n. 42, p. 150-168, 2013.
ZHOU, Q.; ZHANG, J.; ZHANG, H.; MA, J. A Structural Model of Host Authenticity. Annals of Tourism Research, n. 55, p. 28-45, 2015.
ZHU, Y. Performing Heritage: Rethinking Authenticity in Tourism. Annals of Tourism Research, n. 39, v. 3, p. 1495-1513, 2012.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-07-25