Turismo Gastronômico em Portugal: formas de comunicar os produtos endógenos da região Dão Lafões e Alto-Paiva

  • Cristina Barroco Instituto Politécnico de Viseu
  • Luísa Augusto Instituto Politécnico de Viseu
Palavras-chave: Meios de comunicação, divulgação, entidades promotoras, produtos endógenos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as formas de comunicação dos produtos endógenos, associados ao turismo gastronómico da Região Dão, Lafões e Alto Paiva (RDLAP). Nesse sentido, são identificados os meios e ações de comunicação usados pelas entidades com responsabilidade na produção, promoção e valorização desses produtos: Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, Câmaras  unicipais, Produtores e Confrarias Gastronómicas. É analisado o papel desses meios e ações de comunicação: meios de comunicação online (websites, facebook e blogues) e cartazes dos eventos gastronómicos que se realizam nos cinco concelhos que integram a área geográfica Dão, Lafões e Alto Paiva. A metodologia assenta na análise de conteúdo de caráter quantitativo dos dados recolhidos nos meios de comunicação referidos e de cariz quantitativo e qualitativo no que se refere à análise dos cartazes dos eventos gastronómicos. Os resultados obtidos confirmam que nos meios de comunicação online dos Produtores e das Câmaras Municipais, bem como nos cartazes dos eventos, são privilegiados os conteúdos relacionados com a descrição dos produtos endógenos, o que é relevante para a afirmação da identidade gastronómica da RDLAP. Os meios de comunicação utilizados pelas Confrarias disseminam conteúdos mais associados aos eventos confrádicos. A principal limitação deste estudo, prende-se com a inexistência de uma base de dados dos Produtores dos produtos endógenos da RDLAP, o que dificultou a sua caracterização.

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Publicado
2016-09-30
Seção
RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH RESULTS / RESULTADOS DE INVESTIGACIÓN EMPÍRICA