Hospitalidade e Interpretação Turística: relações com a comunidade local

Authors

  • Lélio Galdino Rosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ.
  • Isabela de Fátima Fogaça Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Keywords:

Hospitalidade, Interpretação Turística, Turismo, Patrimônio

Abstract

O número de pessoas que viajam cresce de maneira vertiginosa a cada ano. Diante disso, agentes, como governo, empresários e comunidade local têm se mobilizado para promover seus atrativos, transformando-os em ferramentas de educação, orientação, sensibilização e de desenvolvimento social e econômico. A estratégia para obtenção de sucesso neste processo tem sido a interpretação do patrimônio para turistas, em conjunto à sua requalifi cação. O processo da interpretação busca a valorização da experiência do visitante, proporcionando-o uma melhor compreensão e apreciação do lugar visitado, e ainda dá subsídios à valorização da importância do patrimônio, quando este se incorpora como atração turística. O papel da hospitalidade, junto ao processo de interpretação, vem se destacar de maneira indissociável, pois ambos se complementam para o melhor acolhimento e transmissão de informações ao visitante e à sensibilização, quanto à necessidade de preservação do ambiente e da cultura. Por intermédio de um levantamento bibliográfi co e relato de experiências, este estudo defi ne o que podemos entender por interpretação turística e suas relações com a prática da hospitalidade. Identifi cou-se as características essenciais da interpretação para a captação de públicos específi cos e ainda o reconhecimento da importância da relação da comunidade local com a interpretação turística. E, ter a certeza de que a hospitalidade é uma ação de suma importância para o sucesso do processo de intepretação que facilita o convívio harmonioso entre autóctones e turistas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

HAM, Sam H. Interpretación ambiental: una guia prática para personas com grandes ideas y presupuestos pequeños. Colorado: North American Press, 1992.

LEWIS, Willian J. Interpreting for park visitors. 2nd ed. [S.l.]: Easem National Park and Monuments Association, 1981.

MIRANDA, J. M. O processo de comunicação na interpretação. In: MURTA, S. M. M.; ALBANO, C. Interpretaro p atrímônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. p. 95-105.

MORALES, J. Guia práctica para la interpretación del patrimonio. Andalucia: Tragsa, Junta de Consejería de Cultura, 1998.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Turismo sustentável: Manual para organizadores locais, [S.l.], 2003.

TILDEN, F. Interpreting our Heritage. Carolina: University of North Carolina Press, 1967.

PEDRÓGÃO grande. Disponível em: <http://www.cmpedrogaogrande.pt/index.php/turismo>. Acesso em: 08 jun. 2011.

Published

2015-12-11

How to Cite

Rosa, L. G., & Fogaça, I. de F. (2015). Hospitalidade e Interpretação Turística: relações com a comunidade local. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 5(3), 64–71. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3105

Issue

Section

PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH / INVESTIGACIÓN EMPÍRICA