Imagens Turísticas da Cidade do Rio de Janeiro nas Três Primeiras Décadas do Século XX: uma viagem através de guias, mapas e das crônicas de viagem em Aguafuertes Cariocas

Authors

  • Amanda Danelli Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Karina Gomes Silva Garcia

DOI:

https://doi.org/10.34019/2238-2925.2018.v8.3192

Keywords:

Rio de Janeiro, imagem turística, guias e mapas turísticos, crônicas

Abstract

Como várias cidades que se tornaram destinos para viajantes e turistas desde o advento da atividade turística, o Rio de Janeiro desde o início do século XX tem investido em se tornar uma cidade conhecida nacional e internacionalmente a fim de atrair mais visitantes. Tal investimento se revela através de muitas formas, diretas e indiretas, como a veiculação de visões da cidade através dos guias e mapas turísticos, crônicas literárias publicadas aqui e alhures e também algumas ações de reforma urbana que visavam atualizar a cidade e adequá-la aos gostos das modernas formas de lazer. Nesse sentido, apresentamos uma avaliação sobre a formação e transformação da imagem turística do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX a partir de guias e mapas turísticos; e refletimos sobre as imagens da cidade construídas nas representações presentes em crônicas literárias, especialmente em Aguafuertes Cariocas de Roberto Artl. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda Danelli Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Historiadora formada pela UERJ, mestra e doutora em História pela PUC-Rio, professora do Departamento de Turismo da UERJ, pesquisadora da História do Rio de Janeiro e da História do Turismo.

Karina Gomes Silva Garcia

Bacharel em Turismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

References

ARLT, Roberto. Aguafuertes cariocas. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2013.
CASCO, Ana Carmem. Rio de Janeiro: uma cidade tra(duz)ída pelos mapas. 2009. Disponível em:
https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/producao/pesquisa/rio-janeiro-uma-cidade-traduzida-pelos-mapas//anacarmencasco.pdf Acesso em 30 jan. de 2018.
CASTRO, Celso. Narrativas e imagens do turismo no Rio de Janeiro. In: VELHO, Gilberto (org.). Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
CASTRO, Celso; GUIMARÃES, Valeria Lima; MAGALHÃES, Aline Montenegro (orgs.). História do Turismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
CHAGAS, Márcio Marreiro das. Imagem de destinos turísticos: uma discussão teórica da literatura especializada. Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica, v.10, nº3, p.435-455, set/dez. 2008.
ANÔNIMO. A cidade do Rio de Janeiro: cultura urbana e imagem turística. Revista Acervo, Rio de Janeiro, v.28, n.1, p.186-195, jan./jun. 2015
MAFFESOLLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista Famecos. Porto Alegre, n.15, 20 mar. 2001, p.74-82. Entrevista concedida a Juremir Machado da Silva.

Published

2018-07-09

How to Cite

Costa, A. D., & Garcia, K. G. S. (2018). Imagens Turísticas da Cidade do Rio de Janeiro nas Três Primeiras Décadas do Século XX: uma viagem através de guias, mapas e das crônicas de viagem em Aguafuertes Cariocas. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 8(1), 39–52. https://doi.org/10.34019/2238-2925.2018.v8.3192