Contribuições de Projetos Privados para a Garantia do Direito ao Lazer, por Meio de Negócios Sociais e do Empreendedorismo Social
Keywords:
projetos provados, lazer, empreendimento social, negócio social.Abstract
Buscou-se analisar a contribuição de um projeto da iniciativa privada na fundação de negócios sociais e no favorecimento do empreendedorismo social. Especificamente, buscou-se verificar se valida-se a hipótese, de que um projeto de iniciativa privada poderia contribuir para: a fundação de negócios sociais; a educação; o surgimento de empreendedores sociais em lazer; e a fundação de outros negócios sociais que sejam de interesse da comunidade. As ações do projeto voltaram-se ao Lazer na comunidade de Paraisópolis, na cidade de São Paulo (SP). Para elaboração desta pesquisa, de caráter qualitativo, realizaram-se revisão bibliográfica, para fundamentar o estudo de caso, entrevistas com os diretores da organização que atua na comunidade, a “Associação Crescer Sempre”, que é resultado de projeto de iniciativa privada. Os resultados evidenciam que a “Associação Crescer Sempre” contribui para o surgimento de negócios sociais, proporcionando embasamento e capacitação aos empreendedores sociais para o lazer em Paraisópolis. Desta forma, pode-se concluir que um projeto de iniciativa privada pode efetivamente contribuir para o surgimento de negócios sociais e de empreendedores sociais – voltados à educação, e de outros negócios sociais de interesse da comunidade – e que iniciativas deste tipo podem cumprir papel social, melhorando a qualidade de vida, propiciando alternativas para surgimento de novos projetos da própria população local, ajudando também na garantia do direito ao lazer.
Palavras-chave: projetos provados; lazer; empreendimento social; negócio social.
Downloads
References
COMINI, G.; BARKI, E.; AGUIAR, L. T. A three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysis. Revista de Administração (São Paulo), v. 47, n. 3, p. 385-397, 2012.
COOK, S. W. Métodos de pesquisa nas relações sociais. vol. 1. Delineamentos de pesquisa, 1987.
DA SILVA, P. C. R. Práticas sustentáveis de empreendedorismo social. Editora, Local, data ?
DEES, J. G. Enterprising Nonprofits. Harvard Business Review, January-February, 1998.
DEHEINZELIN, L. Economia Criativa e Empreendedorismo Cultural. Disponível em <http://www.duoarte.com/aaesc/wp–content/uploads/2012/01/2005–ene acult-_economia-criativa-e-empreendedorismo-cultural.pdf> Acessado em 5 de dezembro de 2013.
DURKHEIM, E. O que é um fato social. In: ___________. As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, p. 87-109, 1978.
GODÓI-DE-SOUSA, E.; FISCHER, R. M. The succession process at social enterprises in Brazil. Revista de Administração (São Paulo), 47(3), 473-488, 2012.
MANCINI , R. F.; YONEMOTO, H. W. Considerações Acerca do Empreendedorismo Social no Desenvolvimento da Sociedade Sustentável. ETIC – Encontro de Iniciação Científica. Vol. 6, No 6 (2010). Disponível em <http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/issue/view/37> Acessado em 05 de Dezembro de 2013.
MELO NETO, F. P.; FROES, C. Empreendedorismo social - a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
Naigeborin, V. Negócios Socias: um modelo em evolução. São Paulo. Artemisia, Ago. 2010.
NASSER, J. M. Comunidades de Desenvolvimento. Avia Internacional, 2002.
OLIVEIRA, E. M. Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios–notas introdutórias. Revista da FAE, v. 7, n. 2, p. 9-18, 2004. Disponível em <http://cac-php.unioeste.br/projetos/casulo/docs/art_fae.pdf> Acessado em 5 de dezembro de 2013.
RIMOLI, C. A., ANDREASSI, T., GOUVÊA, R., ZANATTA, J. B. Reflexões sobre Empreendedorismo: Estudo de Casos de Empresas de Sucesso e Insucesso. In: XXVIII Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Anais …., Curitiba, 2004.
YIN, R. K. Case Study Research - Design and Methods. SagePublications Inc., USA, 1989.
Yin, R. K.; Grassi, D. Estudo de caso. Editora, Local, 2005.
Yunus, M. Creating a world without poverty: Social business and the future of capitalism. PublicAffairsStore, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides immediate open access to its content, following the principle that providing free scientific knowledge to the public provides greater democratization of world knowledge.
Authors must agree to the following terms relating to copyrights:
(a) Authors keep all copyright and grant the to the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allowing job sharing with recognition of authorship of the work and initial publication in this journal.
(b) Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
(c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on your personal page) since they do not do this before or during the editorial process, as this can generate productive interchange, as well as increase the impact and citation of work aired. (See Effect of Free Access).