Engajamento entre os diversos atores sociais para o alcance do Turismo Sustentável: uma discussão sobre seus diferentes papéis

  • Jaqueline Guimarães Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Palavras-chave: Desenvolvimento. Sustentabilidade. Stakeholders. Turismo Sustentável.

Resumo

A temática do desenvolvimento sustentável tem despertado o interesse de vários pesquisadores estudarem sobre este tema. Considerado como um desafio, o alcance do desenvolvimento sustentável é tido como uma alternativa plausível para que a sociedade atual satisfaça suas necessidades sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras. Para tanto, faz-se necessário que as atividades desenvolvidas em uma dada localidade possam atender aos princípios da sustentabilidade, isto é, manter o equilíbrio e equidade entre as dimensões social, ambiental e econômica, além do engajamento dos diversos atores sociais para planejamento e execução de ações que possam contribuir para tal alcance. Dentre estas atividades, destaca-se o turismo. Este vem sendo um dos temas que vem de destacando nos debates atuais sobre desenvolvimento sustentável, visto que é uma atividade que pode impactar tanto positivamente como negativamente uma dada localidade. Considerando a perspectiva da sustentabilidade, o alcance do turismo sustentável pode tornar-se possível a partir da interação e complementaridade de diferentes atores sociais, como o governo, as empresas privadas e a sociedade civil, cada um destes cumprindo suas responsabilidades e seus deveres específicos.  Nesse sentido, este artigo propõe discutir sobre o papel dos diferentes stakeholders atuantes para a efetivação do turismo sustentável, evidenciando as relações existentes entre estes atores sociais. Como resultados, temos a discussão e apontamentos no tocante aos papéis de cada uma dos stakeholders importantes para o alcance do turismo sustentável que servirá de base para a realização de pesquisas empíricas e futuros estudos.

Biografia do Autor

Jaqueline Guimarães Santos, Universidade Federal de Pernambuco
Graduada em Administração (UFCG), Mestre em Administração (PROPAD/UFPE). Professora da Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras de Caruaru.
Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Publicado
2014-05-15
Seção
RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH RESULTS / RESULTADOS DE INVESTIGACIÓN EMPÍRICA