A utilização do transporte coletivo pelo turista em Curitiba

  • Diogo Luders Fernandes Universidade Estadual do Centro Oeste-PR Universidade Federal do Paraná
  • Thiago Alves de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Maria Pinheiro Tonon Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Curitiba. Informação. Linha Turismo. Mobilidade. Transporte Coletivo.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa acerca do transporte coletivo de Curitiba como forma de deslocamento utilizada pelos turistas que visitam a cidade de Curitiba. Para isso partiu-se de premissas como problemas decorrentes do aumento do transporte individual, tais como congestionamentos. A partir disso, aprofundou-se o estudo em formas de deslocamento do turista utilizando-se o transporte coletivo na cidade. Foram realizadas pesquisas de referencial bibliográfico, analise de informações em websites, bem como pesquisa empírica relacionadas as informações disponibilizadas nos pontos de paradas do transporte coletivo. O resultado da pesquisa indica que o transporte coletivo convencional na cidade, quando analisado seu sistema de informação, verifica-se que não possui dados relevantes que permitam aos turistas identificar as linhas que dão acesso aos pontos de interesses turísticos na capital. Uma vez que, as informações quanto itinerários e linhas ainda apresentam problemas. Desta forma a Linha Turismo e a Linha Aeroporto continuam sendo as melhores opções para os turistas se deslocarem na cidade em suas visitas à Curitiba.

Referências

AMOUZOU, Koffi Djima. Qualidade de vida e transporte público urbano: estratégias para melhorar a qualidade no serviço de transporte público por ônibus. 2000. 154f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – FGV Rio de Janeiro, 2000.
ASCHER, François. Os novos princípios do urbanismo. Trad. Nadia Somekh. São Paulo: Romano Guerra, 2010.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO – NTU. Desempenho e qualidade nos sistemas de ônibus urbanos. Brasília, 2008.
BERG, L. van der; BORG, J. van der; MERR, J. van der. Gestión del turismo en las grandes ciudades: estudio comparativo del desarrollo y estrategias turísticas en seis futuros destinos y dos ya establecidos. Estudios turísticos, n 126. Madri: Instituto de estudios turísticos, 1995. p 33 – 60
LOPES, Rodrigo. A cidade intencional: o planejamento estratégico de cidades. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
OLIVEIRA, Dennison de. Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: Ed. da UFPR, 2000.
PAGE, Stephen. Transporte e turismo. Porto Alegre: Bookman, 2001.
PALHARES, Guilherme Lohmann. Transportes turísticos. São Paulo:Alephe, 2002
PARRA, Fernando Rojas. Gestão do transporte público por ônibus: os casos de Bogotá, Belo Horizonte e Curitiba. 2005. 197f. Dissertação (Mestrado em Gestão Urbana) – PUC Paraná, Curitiba, 2005.
PEREIRA, M. F. V. Redes, sistemas de transportes e as novas dinâmicas do território no período atual: notas sobre o caso brasileiro. Sociedade & Natureza. Vol 21. n. 1. Uberlandia: 2009, p. 121 – 129.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Plano de mobilidade urbana e transporte integrado: Proposta preliminar. 2008
RESENDE, P.T.V; SOUZA, P.R. Mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras: um estudo sobre os impactos do congestionamento. SIMPOI, 2009. Disponível em < http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2009/artigos/E2009_T00138_PCN41516.pdf> Acesso em 10/02/2012
PRADO, T.M.R; GOMES, N.G.U; FERREIRA, W.R. O estudo da relação intrínseca entre o transito e o turismo na cidade de Caldas Novas – GO. Revista Eletrônica do de Geografia do Campus de Jataí – UFG. Jataí – GO, N 11, jul-dez, 2008. Disponível em < http://revistas.jatai.ufg.br/> Acesso em 10/02/2012
SOUZA, Marcelo L. de. ABC do desenvolvimento urbano. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2005.
VASCONCELLOS, E. Transporte urbano, espaço e equidade: análise das políticas públicas. São Paulo: Annablume, 2001.
Publicado
2014-01-10
Seção
RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH RESULTS / RESULTADOS DE INVESTIGACIÓN EMPÍRICA