A Aplicação do SEM para a Avaliação de Fatores que Influem em Membros da Comunidade Local no Desenvolvimento do Destino: um estudo do distrito de Jammu e Kashmir – Índia
Resumo
A participação comunitária é uma ferramenta para alcançar o desenvolvimento turístico sustentável. O objetivo deste documento é identificar os fatores que influenciam a participação da comunidade na construção de destinos e as consecuências para os habitantes locais na forma de desarrollo social, turístico e econômico. O modelo teórico baseia-se nas diversas construções que retratam os fatores de influência na participação comunitária. Este estudo utiliza a análise exploratória fatorial, a análise confirmatória fatorial e a técnica de modelagem de equações estruturais para determinar as estimativas de estruturas entre construções. Os dados para este estúdio obtiveram 214 solicitações de residentes de diferentes destinos turísticos no distrito de Poonch de Jammu and Kashmira [J&K]. Os resultados mostram que fatores pessoais e econômicos têm o impacto mais significativo seguido pelo social e menos pelo fator ambiental sobre a participação da comunidade local. Além disso, os respondentes concordaram que o desenvolvimento do destino tem contribuído muito em termos econômicos e seguido por outros dois fatores. As conclusões reforçam a ideia de que o modo pelo qual a comunidade local percebe o turismo tem um papel importante no desenvolvimento turístico autóctone.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.