Atividades científico-culturais, meios de consumo e interesses sobre ciência e tecnologia de estudantes ingressantes em um curso de pedagogia

Autores

  • Maria Luiza Ferreira Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), Sorocaba, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8174-0681
  • Letícia Estevão Moraes Instituto Federal de São Paulo Campus São Roque, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), Sorocaba, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8245-6172

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43396

Palavras-chave:

Interesses, Atividades, Pedagogia, Ciência e Tecnologia.

Resumo

Os interesses e atividades sobre C&T de futuros professores coletados em 2021 foram estudados através de um questionário, em escala Likert, elaborado com base na pesquisa de percepção pública realizada no Brasil em 2015. O questionário foi respondido por 89 ingressantes no curso de Pedagogia. Nas análises foram utilizadas técnicas de estatística descritiva. Os estudantes eram compostos, em sua maioria (87%) do sexo feminino, sendo 89% de jovens entre 17 e 24 anos de idade. A pesquisa revelou que os estudantes possuem interesse em temas relacionados à C&T, porém, não se consideram informados a respeito dos assuntos; apresentaram baixa participação em atividades científico-culturais, predominando a preferência por bens culturais massificados. A Semana Nacional da Ciência e os museus de C&T figuram como os espaços não formais menos visitados pelos participantes. Fontes usadas para se informar sobre C&T incluíram a internet (Instagram), tv e jornais.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Ferreira, Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), Sorocaba, São Paulo, Brasil

Graduada em Ciências Habilitação Plena em Matemática (UNISO) e Tecnologia em Processamento de Dados (FATEC). Especialista em Executivo em Negócios Financeiros (FGV) e Administração Financeira (UNISO). Mestra em Educação (UFSCAR).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6231030601324519

Letícia Estevão Moraes, Instituto Federal de São Paulo Campus São Roque, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), Sorocaba, São Paulo, Brasil

Graduada em Física (UFSCAR). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP). Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP). Professora Substituta de Física, do Instituto Federal de São Paulo Campus São Roque (IFSP).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4358189417039369

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Ferreira, M. L. ., & Moraes, L. E. . (2024). Atividades científico-culturais, meios de consumo e interesses sobre ciência e tecnologia de estudantes ingressantes em um curso de pedagogia. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–16, e43396. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43396

Edição

Seção

Pesquisa aplicada