Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE):

uma análise da cobertura espacial na Região Nordeste

Autores

  • Cletiane Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Gestão Pública, João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8615-0979
  • Ítalo Fittipaldi Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, Departamento de Ciências Sociais, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Saulo Felipe Costa Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7175-0912

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42488

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Financiamento da Educação, Programa dinheiro direto na escola

Resumo

O presente artigo buscou analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na região Nordeste, a partir da análise de cobertura espacial do Programa no ano de 2020. A abordagem espacial da execução do PDDE possibilitou identificar possíveis desigualdades no acesso a serviços de melhoria estrutural e/ou pedagógicas das escolas em decorrência da sua localização territorial (áreas urbana e rural). A análise descritiva e inferencial (utilizando modelos de estimação pelo método dos mínimos quadrados) foi focada nas unidades gestoras pertencentes às redes públicas municipais dos estados da região Nordeste. Os achados da pesquisa empírica sugerem possível efeito da alocação desses recursos para o combate ao analfabetismo entre crianças e jovens na região, enfatizando assim a importância do PDDE como um importante vetor de contribuição para a cidadania em uma região marcada pelas desigualdades socioeconômicas.

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Biografia do Autor

Cletiane, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Gestão Pública, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduada em Ciências Sociais (UFPB). Mestre em Ciência Política (UFPE), Doutora em Ciência Política (UFPE). Atualmente professora do Departamento de Gestão Pública (UFPB). Participa como pesquisadora do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e Gestão de Programas Governamentais da região Nordeste (CECAMPE/NE), assim como do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFPB (NPDS/UFPB). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Políticas Públicas, com ênfase em análise e avaliação de Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Métodos Mistos. Tem experiência como consultora técnica em avaliação de projetos (especialmente na área educacional), pesquisa de campo e construção de indicadores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4631642074023466

Ítalo Fittipaldi, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, Departamento de Ciências Sociais, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduado em Ciências Econômicas (UPE). Mestre em Ciência Política (UFPE), Doutor em Ciência Política (UFPE). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da UFPB. Desenvolve atividades na área de ensino e pesquisa em Políticas Públicas, com ênfase em Métodos Quantitativos, Análise Institucional, e Economia Política. É líder do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Políticas Governamentais (NPGOV), grupo de pesquisa com cadastro no CNPq, e pesquisador do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS) da UFPB. Tem experiência em análise e avaliação de políticas públicas, e atuando como consultor técnico em avaliação de projetos e construção de indicadores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7626654802346326

Saulo Felipe Costa, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduado em Ciências Sociais (UPPB). Mestre em Ciência Política (UFPE), Doutor em Ciência Política (UFPE). Bolsista Pós-Doutorado no Programa de Relações Internacionais (UEPB). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (UFPB). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, ciclos eleitorais, gastos governamentais, desigualdade, capacidade institucional e ferramentas estatísticas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8732969785113078

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Araujo, C. M. C. de ., Fittipaldi, Ítalo ., & Costa, S. F. (2024). Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): : uma análise da cobertura espacial na Região Nordeste. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, p. 1–19, e42488. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42488

Edição

Seção

Pesquisa aplicada