Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

an analysis of spatial coverage in the northeast region

Authors

  • Cletiane Medeiros Costa de Araujo Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Gestão Pública, João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8615-0979
  • Ítalo Fittipaldi Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, Departamento de Ciências Sociais, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Saulo Felipe Costa Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7175-0912

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42488

Keywords:

Public Policies, Education Financing, Programa dinheiro direto na escola

Abstract

This article sought to analyze the Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) in the Northeast region, based on the analysis of the Program's spatial coverage in 2020. The spatial approach to the execution of the PDDE made it possible to identify possible inequalities in access to structural improvement services and/or pedagogical aspects of schools due to their territorial location (urban and rural areas). The descriptive and inferential analysis (using estimation models using the least squares method) was focused on management units belonging to municipal public networks in states in the Northeast region. The findings of the empirical research suggest a possible effect of allocating these resources to combat illiteracy among children and young people in the region, thus emphasizing the importance of the PDDE as an important vector of contribution to citizenship in a region marked by socioeconomic inequalities.

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Author Biographies

Cletiane Medeiros Costa de Araujo, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Gestão Pública, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduada em Ciências Sociais (UFPB). Mestre em Ciência Política (UFPE), Doutora em Ciência Política (UFPE). Atualmente professora do Departamento de Gestão Pública (UFPB). Participa como pesquisadora do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e Gestão de Programas Governamentais da região Nordeste (CECAMPE/NE), assim como do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFPB (NPDS/UFPB). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Políticas Públicas, com ênfase em análise e avaliação de Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Métodos Mistos. Tem experiência como consultora técnica em avaliação de projetos (especialmente na área educacional), pesquisa de campo e construção de indicadores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4631642074023466

Ítalo Fittipaldi, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, Departamento de Ciências Sociais, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduado em Ciências Econômicas (UPE). Mestre em Ciência Política (UFPE), Doutor em Ciência Política (UFPE). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da UFPB. Desenvolve atividades na área de ensino e pesquisa em Políticas Públicas, com ênfase em Métodos Quantitativos, Análise Institucional, e Economia Política. É líder do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Políticas Governamentais (NPGOV), grupo de pesquisa com cadastro no CNPq, e pesquisador do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS) da UFPB. Tem experiência em análise e avaliação de políticas públicas, e atuando como consultor técnico em avaliação de projetos e construção de indicadores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7626654802346326

Saulo Felipe Costa, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduado em Ciências Sociais (UPPB). Mestre em Ciência Política (UFPE), Doutor em Ciência Política (UFPE). Bolsista Pós-Doutorado no Programa de Relações Internacionais (UEPB). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (UFPB). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, ciclos eleitorais, gastos governamentais, desigualdade, capacidade institucional e ferramentas estatísticas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8732969785113078

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Published

2024-12-02

How to Cite

Araujo, C. M. C. de ., Fittipaldi, Ítalo ., & Costa, S. F. (2024). Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): an analysis of spatial coverage in the northeast region. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, p. 1–19, e42488. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42488

Issue

Section

Applied research