Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

un análisis de la cobertura espacial en la región nordeste

Autores/as

  • Cletiane Medeiros Costa de Araujo Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Gestão Pública, João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8615-0979
  • Ítalo Fittipaldi Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, Departamento de Ciências Sociais, João Pessoa, Paraíba, Brasil
  • Saulo Felipe Costa Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, João Pessoa, Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7175-0912

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42488

Palabras clave:

Políticas Públicas, Financiamiento de la Educación, Programa dinheiro direto na escola

Resumen

Este artículo buscó analizar el Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) en la región Nordeste, a partir del análisis de la cobertura espacial del Programa en 2020. El enfoque espacial de la ejecución del PDDE permitió identificar posibles desigualdades en el acceso a servicios de mejora estructural y/o aspectos pedagógicos de las escuelas por su ubicación territorial (áreas urbanas y rurales). El análisis descriptivo e inferencial (utilizando modelos de estimación por el método de mínimos cuadrados) se centró en unidades de gestión pertenecientes a redes públicas municipales en estados de la región Nordeste. Los hallazgos de la investigación empírica sugieren un posible efecto de la asignación de estos recursos para combatir el analfabetismo entre niños y jóvenes de la región, enfatizando así la importancia del PDDE como un importante vector de contribución a la ciudadanía en una región marcada por desigualdades socioeconómicas.

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Biografía del autor/a

Cletiane Medeiros Costa de Araujo, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Departamento de Gestão Pública, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduada em Ciências Sociais (UFPB). Mestre em Ciência Política (UFPE), Doutora em Ciência Política (UFPE). Atualmente professora do Departamento de Gestão Pública (UFPB). Participa como pesquisadora do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e Gestão de Programas Governamentais da região Nordeste (CECAMPE/NE), assim como do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFPB (NPDS/UFPB). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Políticas Públicas, com ênfase em análise e avaliação de Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Métodos Mistos. Tem experiência como consultora técnica em avaliação de projetos (especialmente na área educacional), pesquisa de campo e construção de indicadores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4631642074023466

Ítalo Fittipaldi, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, Departamento de Ciências Sociais, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduado em Ciências Econômicas (UPE). Mestre em Ciência Política (UFPE), Doutor em Ciência Política (UFPE). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da UFPB. Desenvolve atividades na área de ensino e pesquisa em Políticas Públicas, com ênfase em Métodos Quantitativos, Análise Institucional, e Economia Política. É líder do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Políticas Governamentais (NPGOV), grupo de pesquisa com cadastro no CNPq, e pesquisador do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS) da UFPB. Tem experiência em análise e avaliação de políticas públicas, e atuando como consultor técnico em avaliação de projetos e construção de indicadores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7626654802346326

Saulo Felipe Costa, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Graduado em Ciências Sociais (UPPB). Mestre em Ciência Política (UFPE), Doutor em Ciência Política (UFPE). Bolsista Pós-Doutorado no Programa de Relações Internacionais (UEPB). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (UFPB). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, ciclos eleitorais, gastos governamentais, desigualdade, capacidade institucional e ferramentas estatísticas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8732969785113078

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Publicado

2024-12-02

Cómo citar

Araujo, C. M. C. de ., Fittipaldi, Ítalo ., & Costa, S. F. (2024). Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): un análisis de la cobertura espacial en la región nordeste. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, p. 1–19, e42488. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42488

Número

Sección

Pesquisa aplicada