Expansão das universidades no Brasil e o papel social das novíssimas instituições

Autores

  • Leonardo Barbosa e Silva Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil http://orcid.org/0000-0002-1528-1445
  • Rafaela Rodrigues Martins Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3946-6591

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42197

Palavras-chave:

Educação superior, Expansão educativa, Desigualdades sociais, Direito à educação, Evasão

Resumo

Este estudo analisa o processo de expansão das universidades federais brasileiras a partir do programa REUNI. Utilizando um recorte de idade das instituições, objetivou descobrir se a expansão foi insensível aos direitos sociais, corroborando ou não as críticas iniciais. Para tanto, utilizou de abordagem quantitativa com pesquisa documental sobre os dados de composição demográfica, orçamento (previsão e execução) e cobertura da assistência estudantil, além de índices de evasão. Concluiu-se que as universidades criadas no REUNI têm uma composição demográfica mais popular, receberam e executaram maiores orçamentos per capita, possuem coberturas de assistência maiores e os assistidos evadem proporcionalmente menos.

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Biografia do Autor

Leonardo Barbosa e Silva, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Graduado(a) em Ciências Econômicas (UFU). Mestre(a) em Sociologia (UNESP). Doutor(a) em Sociologia (UNESP). Pós-Doutor(a) em Ciências Sociais (UC-Portugal). Professor(a) Associado IV, do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Uberlândia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4397318612814153

Rafaela Rodrigues Martins , Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Graduanda em Pedagogia (UFU).

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do Grupo de Pesquisa em Pluriepistemologias e Ensino de História (GPPEH/CNPQ).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5027200079447887

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Silva, L. B. e, & Martins , R. R. (2024). Expansão das universidades no Brasil e o papel social das novíssimas instituições. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–18, e42197. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42197

Edição

Seção

Pesquisa aplicada